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dc.creatorMorselli, Sergio Eduardo
dc.creatorBuettner, Thomas Greiffo Von
dc.date.accessioned2020-11-12T18:23:27Z-
dc.date.available2020-11-12T18:23:27Z-
dc.date.issued2013-09-19
dc.identifier.citationMORSELLI, Sergio Eduardo; BUETTNER, Thomas Greiffo Von. Estudo e levantamento estatístico do mapeamento do fluxo de valor (MFV), através da análise de seus efeitos na transformação de uma manufatura enxuta. 2013. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10189-
dc.description.abstractGaining competitive advantage and differentiation in the market place is essential for any company that wants to thrive. In the presented context, the usage of a flexible manufacturing system might become a source of competitive advantage, however, the implementation of the Toyota production system is still an obstacle to be surpassed due to the lack of knowledge of the available tools. Therefore, this paper presents a study about the Value Stream Mapping Tool, which was recently developed and is still under used. It is among the set of many tecniques and concepts of the lean manufacturing. Besides the theoretical study throught the reading of many renowned references about the theme, data was collected from 33 case studies and made possible the prediction of 52 to 66% of lead time reduction with a confiability of 90%. Considering the critical analysis of the articles that had the largest reduction in lead time, it was noticed that they were associated with the application of many others lean manufacturing tools, specially the 7 waste mapping tools. Thus, value stream mapping helps a structured and stretegical application of various Toyota Production System’s techniques aiming to reduce inventories and lead time. Regarding the cycle time, no strong relationship between the application of the value stream mapping and the reduction of cycle time was noticed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMétodos de linha de montagempt_BR
dc.subjectProdutividade industrialpt_BR
dc.subjectProdução enxutapt_BR
dc.subjectAssembly-line methodspt_BR
dc.subjectIndustrial productivitypt_BR
dc.subjectLean manufacturingpt_BR
dc.titleEstudo e levantamento estatístico do mapeamento do fluxo de valor (MFV), através da análise de seus efeitos na transformação de uma manufatura enxutapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA obtenção de vantagem competitiva e a diferenciação no mercado são essenciais para uma organização se destacar e prosperar. Nesse contexto, a utilização de um sistema de manufatura flexível pode ser uma fonte de vantagem e diferenciação, entretanto, a implementação do sistema de produção Toyota ainda é um grande obstáculo para empresas pela falta de conhecimento das ferramentas disponíveis. Desta forma, o presente trabalho se propõe a estudar o Mapeamento do Fluxo de Valor, uma ferramenta bastante recente e ainda pouco utilizada que faz parte do conjunto das técnicas e conceitos da manufatura enxuta. Além do estudo teórico conceitual através da leitura e estudo dos referenciais bibliográficos sobre o tema, realizou-se um levantamento estatístico de 33 estudos de caso em que é aplicada esta ferramenta, e previu-se com confiabilidade de 90% uma redução de 52 à 66% no lead time. Através da análise criteriosa dos artigos com as maiores reduções de lead time, constatou-se que estavam associados com a aplicação de diversas outras ferramentas da manufatura enxuta, principalmente as 7 ferramentas de mapeamento de desperdício. Portanto, o mapeamento do fluxo de valor auxilia a aplicação estruturada e estratégica das mais diversas técnicas do sistema Toyota de produção para redução de estoques e lead time. Com relação ao tempo de ciclo, não se pode afirmar com precisão a existência de uma correlação minimamente forte para se relacionar a aplicação do mapeamento do fluxo de valor com a redução do tempo de ciclo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Reaes, Paulo Antonio
dc.contributor.referee1Verussa Junior , Osvaldo
dc.contributor.referee2Weller, Tiago Rodrigues
dc.contributor.referee3Reaes, Paulo Antonio
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAO::PROCESSOS DE FABRICACAO, SELECAO ECONOMICApt_BR
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