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dc.creatorBernardi, Daniel de Bassi
dc.creatorBernardi, Vitor de Bassi
dc.date.accessioned2020-11-12T18:23:23Z-
dc.date.available2020-11-12T18:23:23Z-
dc.date.issued2013-08-23
dc.identifier.citationBERNARDI, Daniel de Bassi; BERNARDI, Vitor de Bassi. Determinação da taxa de desgaste abrasivo de revestimentos duros aplicados pelo processo TIG alimentado. 2013. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10185-
dc.description.abstractDue the growing demand of high superficial hardness and high wear resistance components, the surface coating are being widely used as solution to problems usually very expensive. Beyond providing a hard and resistant surface, the welded surface coatings are able to put together a ductile matrix and a low cost of components manufacturing. The GTAW (Gas Tungsten Arc Welding) have shown a really interesting solution when we seek for a low dilution and low metal matrix interference, once it's a low heat input process. This work presents an “abrasive wear resistance vs welding energy” analysis when GTAW process is used combined with automatic wire feeding. For this, rubber wheel wear experiments were done in Cr alloy steel wire deposition. All the samples were made using a SAE 1045 steel base. Seeking for an observation of abrasive wear resistance variance for different welding conditions, three different welding speed values were used, also keeping all the other parameters as constants. Despite the morphological analysis results have shown significant differences between the three welding conditions, the abrasive wear (rubber wheel) and the hardness tests have shown no expressive changes with the welding speed variation. Then observed that within the analyzed range, the welding speed slightly influenced the abrasive wear resistance of the samples, as well as the hardness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAço de alta resistênciapt_BR
dc.subjectSolda e soldagempt_BR
dc.subjectAço - Manutenção e reparospt_BR
dc.subjectSteel, High strengthpt_BR
dc.subjectSolder and solderingpt_BR
dc.subjectSteel - Maintenance and repairpt_BR
dc.titleDeterminação da taxa de desgaste abrasivo de revestimentos duros aplicados pelo processo TIG alimentadopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEm virtude da crescente demanda por componentes de elevada dureza superficial e resistência ao desgaste, os revestimentos superficiais tem sido largamente estudados como solução para problemas até então altamente dispendiosos. Além de garantir uma superfície dura e resistente, os revestimentos soldados são capazes de aliar uma matriz dúctil e um baixo custo de fabricação aos componentes. O processo GTAW (Gas Tungsten Arc Welding) tem se mostrado uma solução interessante quando o foco é a baixa diluição e baixa interferência na matriz metálica, uma vez que é um processo de baixo aporte térmico. O presente trabalho apresenta uma análise de “resistência ao desgaste abrasivo VS energia de soldagem”, quando utilizado o processo GTAW com alimentação automática de arame. Para tal, foram realizados ensaios do tipo roda de borracha em amostras com deposição de arame ligado com Cr. As amostras foram obtidas depositando o arame de revestimento em uma base de aço SAE 1045. Com o objetivo de observar a variação da resistência ao desgaste para diferentes condições de soldagem, foram utilizados três valores de velocidade de soldagem, mantendo-se os demais parâmetros constantes. Apesar dos resultados da análise morfológica terem mostrado diferenças significativas entre as três condições, os ensaios de desgaste (roda de borracha) e dureza não mostraram alterações expressivas com a velocidade de soldagem. Observou-se então, que dentro da faixa de valores analisados, a velocidade de soldagem pouco influenciou a resistência ao desgaste das amostras e, da mesma forma, a dureza.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Maranho, Ossimar
dc.contributor.referee1Pereira, Aldo Santos
dc.contributor.referee2Silva, Carlos Henrique da
dc.contributor.referee3Maranho, Ossimar
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICApt_BR
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