Câmpus | Programa/Curso | Data do documento | Título | Autor(es) |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | 28-Set-2016 | Análise da concepção dos professores quanto à utilização de um tema gerador da educação ambiental através da estratégia interdisciplinar: área de proteção ambiental do Rio Iraí | Lara, Pricila de |
Londrina | Engenharia de Produção | 21-Nov-2022 | Aplicação da metodologia ativa aprendizagem baseada em projetos no curso de engenharia de produção da UTFPR Campus Londrina | Schiavi, Ana Carolina Piccinini de Alencar |
Medianeira | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | 26-Set-2020 | Aprendizagem baseada em projetos aplicada ao ensino da língua inglesa | Stemposki Filho, Marcelo |
Curitiba | Engenharia Eletrônica | 1-Jul-2022 | Circuitos microcontrolados utilizados como ferramentas de ensino | Reis Neto, João dos |
Ponta Grossa | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | 19-Mar-2015 | Contribuições do ensino por projetos na disciplina de controle e proteção ambiental no curso Técnico em Edificações | Oliveira, Luciane Kawa de |
Ponta Grossa | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | 16-Dez-2010 | O ensino de potências e suas propriedades: um enfoque à luz das neurociências | Pizyblski, Luciana Montes |
Londrina | Licenciatura em Química | 16-Dez-2022 | Estágio curricular obrigatório III: o desenvolvimento da aprendizagem baseada em projetos registrado em portfólios de licenciandos em química | Ribeiro, Lígia Calixto |
Medianeira | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | 17-Dez-2021 | Estudo da física térmica a partir da construção de uma chocadeira elétrica: aprendizagem baseada em projetos | Martini, Adenauro |
Londrina | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | 12-Dez-2019 | Implementação de um makerspace na perspectiva STEM em séries iniciais do ensino fundamental | Araujo, Thatiane Verni Lopes de |
Medianeira | Ensino de Ciências | 26-Set-2020 | Levantamento da produção acadêmica científica no ensino por investigação e sua contribuição para o ensino de ciências | Paiva, Maria Angela de |
Medianeira | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | 25-Set-2020 | A necessidade de projetos inovadores para desenvolvimento de técnicas de ensino | Dal Pra, Monique Evelin Moreira |
Santa Helena | - | 23-Jan-2024 | Observação de bactérias em oficina didática do Programa Residência Pedagógica | Rosa, Nadine Doralina Kaul da; Fujii, Rosangela Araujo Xavier |
Santa Helena | - | 23-Jan-2024 | Oficina do sabão: ação docente no PIBID Biologia da UTFPR Campus Santa Helena | Neckel, Evandro Rodrigo |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | 27-Mar-2020 | A organização da educação em tempo integral da RME de Curitiba: endereçamentos para a prática educativa do acompanhamento pedagógico em matemática | Kurek, Bernadete |
Medianeira | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | 26-Set-2020 | Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia | Santos, Thaís Sanches |
Londrina | Engenharia Mecânica | 29-Out-2022 | Projeto e manufatura de um protótipo de brinquedo educativo com usabilidade baseada na abordagem STEAM | Silva, Letícia Barcala Gonçalves da |
Santa Helena | - | 23-Jan-2024 | O Projeto Roteiros Interdisciplinares e a formação em ciências biológicas: um relato semiótico | Ignacio, Antonio Augusto; Nakajima, Evandro Alves; Ozelame, Diego Machado |
Medianeira | Licenciatura em Química | 21-Jun-2022 | O uso da “situação problema” como prática investigativa para o ensino de pilhas | Borre, Mariane Rafaela |