Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9566
Título: Automatização de operações em um processo de fabricação de cabeçotes de motores
Autor(es): Santos, Eduardo Henrique dos
Orientador(es): Acosta, Simone Massulini
Palavras-chave: Robótica
Projeto de produto
Controladores programáveis
Indústria automobilística
Robotics
Product design
Programmable controllers
Automobile industry and trade
Data do documento: 10-Mai-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Eduardo Henrique dos. Automatização de operações em um processo de fabricação de cabeçotes de motores. 2013. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Cada vez tem se tornado mais comum a existência de etapas da produção realizadas por células robotizadas, principalmente na indústria automobilista. Nesse trabalho de conclusão de curso foi realizada a automatização de uma estação de trabalho através da utilização de um robô, em uma empresa fabricante de motores. Para isso, foi desenvolvida uma garra para o robô, sendo essa capaz de realizar as operações de parafusamento e de desparafusamento do cabeçote em um adaptador que transita pela linha de produção. Foi desenvolvida a lógica das operações de desparafusamento e de parafusamento dos cabeçotes envolvendo o robô, o controlador programável, os sensores e a garra, entre outros. Foram garantidos os aspectos de qualidade exigidos pela empresa fabricante de motores e os aspectos de segurança de uma célula robotizada. Com a instalação do sistema, a empresa obterá ganho de produtividade, redução do tempo de execução das operações, repetibilidade das operações e melhoria da qualidade do produto.
Abstract: It is increasingly common to find production steps performed by robotic cells, particularly in the automotive industry. In this work of course conclusion was held automating a workstation through the use of a robot in an engine manufacturer. For this, we developed a grab for the robot, being able to perform such operations screwing and unscrewing a part of engine into an adapter that moves the production line. It was developed logic operations screwing and unscrewing a part of engine involving the robot programmable controller, the sensors and the grab, among others. Were guaranteed the quality aspects required by the engine manufacturer and the safety aspects of a robot cell. With the installation of the system, the company will get increased productivity, reduced time to perform operations, repeatability of operations and improving product quality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9566
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Mecatrônica Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMET_2013_1_02.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.