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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Igor Huchberg
dc.creatorVariani, Rafael Valter
dc.date.accessioned2020-11-12T13:42:55Z-
dc.date.available2020-11-12T13:42:55Z-
dc.date.issued2012-12-05
dc.identifier.citationDIAS, Igor Huchberg; VARIANI, Rafael Valter. Desenvolvimento de um sistema de iluminação inteligente para motocicletas. 2012. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9556-
dc.description.abstractThis project describes the development of an intelligent headlamp control system for motorcycles, illuminating the curves according to the inclination of the motorcycle. An angular rate sensor (gyro) was utilized for this, along with two servomotors and a HID (High Intensity Discharge) lighting system. The system goal is to obtain a light beam always parallel to the horizontal plane and the horizontal angle that varies according to the tilting motion of the motorcycle, improving visibility on bends. For this a servomotor was utilized that rotates the headlamp keeping the light beam always parallel to the horizontal plane regardless of the variation of the motorcycle inclination. A second servomotor was used to perform the horizontal angle variation of the lighting beam. The angular rate sensor performs the current reading of the angular rate of the motorcycle and delivers this information to the microcontroller board Arduino Duemilanove. The communication between the angular rate sensor and the microcontroller is provided by a module in the sensor board that allows the conversion of the analogical data into digital data and provides this information to the microcontroller via the I2C interface. For programming and code debug the Arduino development environment was utilized. The tests were performed with a prototype designed specially for this, allowing the angular motion of a still motorcycle, simulating the motorcycle inclination in a curve. Placing the prototype against the wall, at a stipulated distance, allowed the making of adjustments in the system and see the results. Based in the tests performed, the results were considered satisfactory as they met the general objective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectMotocicletas - Iluminaçãopt_BR
dc.subjectSistemas de controle inteligentept_BR
dc.subjectXenônio - Iluminaçãopt_BR
dc.subjectSistemas embarcados (Computadores)pt_BR
dc.subjectMotorcycles - Lightingpt_BR
dc.subjectIntelligent control systemspt_BR
dc.subjectXenon - Lightingpt_BR
dc.subjectEmbedded computer systemspt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um sistema de iluminação inteligente para motocicletaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste projeto propõe o desenvolvimento de um sistema de iluminação inteligente para motocicletas, iluminando as curvas conforme os movimentos de inclinação. Para isso foi utilizado um sensor que mede a taxa de variação angular (giroscópio) e dois servo-motores acoplados a um farol de descarga a gás de xenônio. O objetivo do sistema é obter um facho de luz sempre paralelo ao plano horizontal variando de acordo com o movimento de inclinação da motocicleta, melhorando a visibilidade nas curvas. Para isso foi utilizado um servomotor que gira o farol, deixando o facho de luz sempre paralelo ao plano horizontal de iluminação independente da variação angular da motocicleta e um segundo servomotor foi utilizado para efetuar o movimento angular do farol. O sensor de variação de taxa angular faz a leitura constante do grau de inclinação da motocicleta e envia essa informação para a placa Arduino Duemilanove. A comunicação entre o sensor e o microcontrolador ocorre por um módulo na placa do sensor que faz a conversão do sinal de analógico para digital e disponibiliza esta informação para o microcontrolador pela interface I2C. A programação e depuração do código foram realizadas dentro do ambiente de desenvolvimento Arduino. Os testes foram realizados em um protótipo projetado de forma a permitir que os movimentos de inclinação da motocicleta fossem realizados com a mesma parada, simulando assim o comportamento do farol em uma curva. Colocando o protótipo contra a parede, a uma distância estipulada de 10 m, foi possível realizar ajustes no sistema e conferir os resultados. Com base nos testes realizados, os resultados foram considerados satisfatórios, pois atenderam o objetivo geral do trabalho.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Schneider, Guilherme Alceu
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Eletrônicapt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia em Mecatrônica Industrialpt_BR
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