Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9239
Título: Sistema baseado em inteligência coletiva para desenvolvimento de espaços comunitários temporários em terrenos baldios na cidade de Curitiba
Título(s) alternativo(s): Collective intelligence based system for the development of temporary community spaces in vacant lots in the city of Curitiba
Autor(es): Oliveira, Bruno Milhan de
Orientador(es): Graeml, Alexandre Reis
Palavras-chave: Inteligência coletiva
Interação social
Terrenos baldios - Curitiba (PR)
Mutirão habitacional
Aplicativos móveis
Centros comunitários - Curitiba (PR)
Swarm intelligence
Social interaction
Waste lands - Curitiba (PR)
Self-help housing
Mobile apps
Community centers - Curitiba (PR)
Data do documento: 6-Jul-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Bruno Milhan de. Sistema baseado em inteligência coletiva para desenvolvimento de espaços comunitários temporários em terrenos baldios na cidade de Curitiba. 2017. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: A inteligência coletiva é o conhecimento gerado por meio da interação entre pessoas que têm objetivos em comum, e vem sendo amplamente utilizada em diversas aplicações que abordam problemas não emergenciais de uma cidade. Os avanços das tecnologias relacionadas a Web 2.0 contribuíram para a utilização da inteligência coletiva em larga escala pelos cidadãos. Na cidade de Curitiba assuntos relacionados a terrenos baldios foram o quarto problema mais reportado no portal 156 da prefeitura no primeiro quadrimestre de 2016. Desenvolvemos um aplicativo para Android baseado nos conceitos de inteligência coletiva e gamificação com o objetivo de solucionar esses problemas organizando mutirões para revitalizar esses locais transformando-os em espaços comunitários. O aplicativo foi publicado e com o auxílio da ferramenta Google Analytics analisamos se a abordagem utilizada gerou engajamento do usuário. O uso da inteligência coletiva e gamificação para o desenvolvimento de espaços comunitários em terrenos baldios apresentou resultados satisfatórios no período analisado.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9239
Aparece nas coleções:CT - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COSIS_2017_1_01.pdf3,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.