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Título: Habilidades de leitura requeridas no vestibular da Universidade Federal do Paraná: entre o proposto nos PCNS e o exigido no exame
Autor(es): Mendonça, Ester Machna de
Orientador(es): Remenche, Maria de Lourdes Rossi
Palavras-chave: Compreensão na leitura
Leitura
Redação acadêmica
Reading comprehension
Reading
Academic writing
Data do documento: 24-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MENDONÇA, Ester Machna de. Habilidades de leitura requeridas no vestibular da Universidade Federal do Paraná: entre o proposto nos PCNS e o exigido no exame. 2014. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar as habilidades de leitura requeridas para a realização da prova de Compreensão e Produção de Texto da Universidade Federal do Paraná, bem como investigar as concepções de leitura subjacentes a tais provas, a fim de comparar o proposto nos PCNS ao exigido nelas em relação à proficiência de leitura. O corpus será composto de um triênio de provas, dos últimos três anos, totalizando quinze propostas de redação. Para estabelecer reflexões teóricas que subsidiem a análise dos dados, os trabalhos de Kleiman (1989; 2004; 2012), Jurado & Rojo (2006) e Rojo (2009), por tratarem da leitura dentro da perspectiva sociointeracionista, serão de fundamental importância. Espera-se que esta pesquisa possa ampliar as discussões sobre a relação existente entre o proposto nos documentos oficiais no que se refere ao ensino da leitura e a efetiva utilização desses conhecimentos em momentos de avaliação.
Abstract: The importance acquired by vestibular (university entrance examinations) draws attention to the skills required from the candidates who take the exam. The present study aims to identify the reading skills required by the Federal University of Paraná in its Reading and Writing examination. Also, it investigates the underlying conceptions of reading in the tests, in order to compare the PCN propositions to the requirements on the tests in relation to reading proficiency. The corpus analyzed is composed of a triennium of tests, which sums up to fifteen writing propositions. To establish theoretical reflections that support data analysis, Kleiman’s (2004a, 2004b, 2012), Jurado & Rojo’s (2006) and Rojo’s (2009) studies are of fundamental importance, once they deal with reading within the socio-interactionist perspective. It is expected that this research will broaden the discussion about the relationship between what is proposed in the official documents on the teaching of reading and the effective use of this knowledge in evaluations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9004
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