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Título: A formação de professores de física e o PIBID: percepções de coordenadores
Título(s) alternativo(s): The Influence of PIBID in the training of physics teachers for high school teachers perspective of undergraduate courses in physics of Curitiba
Autor(es): Godinho, Ana Paula Machado
Orientador(es): Alves, João Amadeus Pereira
Palavras-chave: Educação
Professores de física
Professores - Formação
Education
Physics teachers
Teachers, training of
Data do documento: 23-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GODINHO, Ana Paula Machado. A formação de professores de física e o PIBID: percepções de coordenadores. 2018. 176 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba 2018
Resumo: Este estudo visou analisar a influência do PIBID na formação do docente de Física para o Ensino Médio partindo das políticas públicas educacionais em cada momento político nacional. Com isso foi definido que seriam abordadas as instituições que ofertam cursos de Licenciatura em Física em Curitiba, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Para tal levantamento das influências foi escolhido realizar uma entrevista semiestruturada com os coordenadores do PIBID de Física de cada instituição. Foram elaboradas 12 questões abordando diversos aspectos das Universidades, bem como os programas de incentivo à licenciatura. As entrevistas foram gravadas no segundo semestre de 2017 e no primeiro semestre de 2018, em seguida transcritas. A apreciação dos dados fundamentou-se de dois modos em abordagem fenomenológica, estruturada por meio das análises ideográfica e nomotética. Foram selecionadas as respostas com relação ao Programa Institucional de Incentivo à Docência (PIBID), pelo fato de ser a política em vigor nas instituições selecionadas à época da realização da pesquisa . Os resultados revelaram o interesse das Instituições em manter o programa , em linhas gerais o PIBID é considerado de suma importância na preparação do futuro docente.
Abstract: This study aimed to analyze the influence of public educational policies on the formation of Physics Teachers for High School, starting from public educational policies at each national political moment. With this, it was defined that the institutions offering undergraduate courses in Physics in Curitiba, Pontifical Catholic University of Paraná, Federal University of Paraná and Federal University Technological of Paraná would be approached. For this survey of influences was chosen to conduct a semi structured interview the coordinators of the degree courses in Physics, were elaborated 12 questions addressing various aspects of the institution, as well as programs to encourage the degree. The interviews were recorded and then transcribed. The appreciation of the data was based in two ways on a phenomenological approach, structured through the ideographic and nomothetic analysis. Responses were selected in relation to the Teaching Incentive Program (PIBID), since it is the only policy in force in the selected institutions. The results showed that the undergraduate courses in Physics, as public educational policies are altered by the Federal Government, have negative impacts on teacher training.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8820
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