Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Diego José
dc.date.accessioned2020-11-11T18:24:29Z-
dc.date.available2020-11-11T18:24:29Z-
dc.date.issued2017-11-29
dc.identifier.citationRIBEIRO, Diego José. A iniciativa Vingadores: como alunos do ensino médio e recém-egressos relacionam conceitos de física com os filmes da Marvel. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8809-
dc.description.abstractConsidering the increasing importance of audiovisual resources in education, the present paper intend to propose educational activities in Physics using as theoreticalmethodological support the principles of Meaningful Learning. For that, the theoretical contribution of Ausubel, Novak and Hanesian (1980), Piassi and Pietrocola (2007), Moreira and Masini (2001) among others were used. The interventions were based on movie clips from Marvel films, presumably already watched by students. Activities were made in regular high school classes of two educational institutions and in a pre-college preparatory course. Through the analysis of questionnaires, answered by 133 students, and by the researcher's perception during the interventions, involving 288 students, it was possible to highlight the effectiveness of the use of such films in a significant teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino de segundo graupt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médiopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensino (Segundo grau)pt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFísica Cinemapt_BR
dc.subjectHigh school studentspt_BR
dc.subjectHigh school studentspt_BR
dc.subjectMotion picturespt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teaching (Secondary)pt_BR
dc.subjectAudio-visual materialspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.titleA iniciativa Vingadores: como alunos do ensino médio e recém-egressos relacionam conceitos de física com os filmes da Marvelpt_BR
dc.title.alternativeThe Avengers initiative: as high school students and recent graduates relate physics concepts with the Marvel moviespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoConsiderando-se a crescente importância dos recursos audiovisuais na educação, o presente trabalho tem como objetivo propor atividades educacionais para a área de Física utilizando como apoio teórico-metodológico os princípios da Aprendizagem Significativa. Para tanto, foi utilizado o aporte teórico de Ausubel, Novak e Hanesian (1980), Piassi e Pietrocola (2007), Moreira e Masini (2001) dentre outros. As intervenções se valeram de trechos de filmes da Marvel, presumivelmente já assistidos pelos alunos. Foram realizadas atividades em turmas do Ensino Médio regular de duas instituições de ensino e em um curso preparatório pré-vestibular. Por meio da análise de questionários, respondidos por 133 alunos, e pela percepção do pesquisador durante as intervenções, que envolveram 288 estudantes, foi possível destacar a eficácia da utilização de tais filmes em um processo de ensinoaprendizagem significativo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Rita Zanlorensi Visneck
dc.contributor.advisor-co1Filietaz, Marta Rejane Proença
dc.contributor.referee1Costa, Rita Zanlorensi Visneck
dc.contributor.referee2Filietaz, Marta Rejane Proença
dc.contributor.referee3Martins, Alisson Antonio
dc.contributor.referee4Leite, Álvaro Emílio
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2017_2_2.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.