Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8222
Título: Arquitetura de supervisão integrada ao ARENA para avaliação dos indicadores OEE/OEEML
Título(s) alternativo(s): Supervision architecture integrated with ARENA for the evaluation of OEE/OEEML indicators
Autor(es): Nakayama, Andre Yuzo
Silva, Fernando Cesar Pereira
Santana, Luís Augusto da Silva
Orientador(es): Loures, Eduardo de Freitas Rocha
Palavras-chave: Supervisão
Simulação (Computadores)
Processo decisório
Métodos de linha de montagem
Processos de fabricação - Automação
Automação
Supervision
Computer simulation
Decision making
Assembly-line methods
Manufacturing processes - Automation
Automation
Data do documento: 14-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NAKAYAMA, Andre Yuzo; SILVA, Fernando Cesar Pereira; SANTANA, Luís Augusto da Silva. Arquitetura de supervisão integrada ao ARENA para avaliação dos indicadores OEE/OEEML. 2017. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma arquitetura de supervisão integrada com o ambiente de simulação ARENA para avaliação dos indicadores de desempenho OEE (máquina) e OEEML (linha de manufatura). Disserta sobre as teorias que envolvem uma simulação e supervisão, além de demonstrar como os cálculos dos indicadores são realizados. O exemplo utilizado para a análise do problema foi de uma linha de manufatura de uma fábrica de roupa retirado do livro “Usando o ARENA em Simulação” de Darci Prado, 2014. Os resultados obtidos após a simulação demonstram como o indicador OEEML consegue separar do OEE as perdas referentes a linha como um todo. Realizando a simulação anteriormente a implantação, é possível verificar os resultados de forma instantânea e sem custos, assim podendo realizar um melhor estudo e auxiliar na tomada de decisão do que realmente é de valia investir dinheiro e tempo.
Abstract: This work presents the development of a supervision architecture integrated with the ARENA simulation environment for the evaluation of OEE (machine) and OEEML (manufacturing line) performance indicators. It discusses the theories that involve simulation and supervision, as well as demonstrating how the calculations of the indicators are performed. The example used to analyze the problem was a manufacturing line from a clothing factory from the book "Using ARENA in Simulation" by Darci Prado, 2014. The results obtained after the simulation demonstrate how the OEEML indicator can separate from OEE the losses related to the line as a whole Carrying out a simulation before the implantation, it is possible to verify the results in an instantaneous and no cost way, thus being able to carry out a better study and to aid in the decision making of what is really worth investing money and time.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8222
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Controle e Automação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEAU_2017_1_07.pdf3,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.