Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7928
Título: Handebol: fatores limitantes para a prática após a conclusão do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Handball: limiting factors for practice after high school
Autor(es): Camargo, Thaís da Silva
Orientador(es): Afonso, Gilmar Francisco
Palavras-chave: Handebol
Jovens
Handeboll - Prática
Política pública
Educação física
Handball
Young adults
Handball - Pratice
Public policy
Physical education and training
Data do documento: 5-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CAMARGO, Thaís da Silva. Handebol: fatores limitantes para a prática após a conclusão do ensino médio. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar as dificuldades e limitações para a prática do handebol após a conclusão do ensino médio. Este objetivo foi proposto após uma análise da situação atual do cenário esportivo, mas especificamente falando do handebol, notamos que há um grande número de praticantes do esporte nas escolas brasileiras, porém ao término do ensino médio a dificuldade para continuar no esporte aumenta. Com base nesse contexto, foi elaborado um questionário com oito perguntas abertas e fechadas para ex-atletas, 17 do sexo feminino e 13 do sexo masculino, que praticaram o handebol no contra turno escolar para entender essas dificuldades. Os dados foram analisados com base no referencial teórico. A pesquisa é de natureza qualitativa e possui um caráter descritivo. Os resultados evidenciam que a maioria dos ex-atletas entrevistados relataram que a falta de patrocínio, o pouco interesse da mídia e a falta de locais para treinamento são os principais fatores que os limitam para continuar praticando o handebol. Dada à importância do assunto, torna-se necessário o desenvolvimento de políticas públicas que auxiliem no sucesso dos clubes esportivos e o retorno expressivo dos Jogos Universitários, pois ao concluir o ensino médio, os atletas ficam com poucas opções de locais para treinar.
Abstract: This study aims to identify the difficulties and limitations for the practice of handball after high school. This objective was proposed after an analysis of the current situation of the sport scene, but specifically speaking of handball, we noticed that there are a large number of sports practitioners in Brazilian schools, but at the end of high school the difficulty to continue in the sport increases. Based on this context, a questionnaire was prepared with eight open and closed questions for ex-athletes, 17 females and 13 males, who practiced handball on the back of the school to understand these difficulties. The data were analyzed based on the theoretical reference. The research is qualitative in nature and has a descriptive character. The results show that most of the ex-athletes interviewed reported that lack of sponsorship, lack of media interest and lack of training places are the main factors that limit them to continue practicing handball. Given the importance of the subject, it is necessary to develop public policies that will help in the success of the sports clubs and the expressive return of the University Games, because when finishing high school, the athletes have few options of places to train.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7928
Aparece nas coleções:CT - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEFI_2018_2_26.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.