Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMildemberg, Thiago José Fantin
dc.date.accessioned2020-11-11T12:58:29Z-
dc.date.available2020-11-11T12:58:29Z-
dc.date.issued2018-12-06
dc.identifier.citationMILDEMBERG, Thiago José Fantin. Voleibol de praia: a objetificação da mulher pela televisão. 2018. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7924-
dc.description.abstractBeach volleyball has been transformed into a commercial product spectacular and broadcast on television on a global scale. Currently, beach volleyball occupies a prominent position in the Brazilian and world sports scene. At the Olympic Games, for example, it is one of the most sought-after modes by the public, both live and broadcast. In this perspective, this research intends to analyze the media's looks, especially of television, in the transmissions of the female beach volleyball with respect to the frames in the athletes, showing the body of the women as one of the main attractions of the modality. The general objective was to analyze why the woman is objectified by television, in beach volleyball. For this, this research has a qualitative nature and descriptive character. A questionnaire adapted with discursive questions was used as instrument of data collection. Participated 10 athletes, 2 technicians and 2 event organizers. The data were analyzed through the Theory of Male Domination, proposed by Pierre Bourdieu. The results showed that participating athletes, coaches and organizers responded that they mostly agree with women's beach volleyball uniform, and that television explores this structural feature of beach volleyball. In this sense, we conclude that beach volleyball is a product marketed and spectacularized by television, which is operated by a commercial logic, using the sensual appeal of the players to leverage the transmissions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectVoleibol de areia - Mulherespt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectComportamento humanopt_BR
dc.subjectCorpo humano - Aspectos eróticospt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectBeach volleyball - Womenpt_BR
dc.subjectTelevisionpt_BR
dc.subjectHuman behaviorpt_BR
dc.subjectHuman body - Erotic aspectspt_BR
dc.subjectPhysical education and trainingpt_BR
dc.titleVoleibol de praia: a objetificação da mulher pela televisãopt_BR
dc.title.alternativeBeach volleyball: an objectification of women on televisionpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO voleibol de praia foi transformado em um produto comercial espetacularizado e transmitido pela televisão em escala global. Atualmente, o voleibol de praia ocupa uma posição de destaque no cenário esportivo brasileiro e mundial. Nos Jogos Olímpicos, por exemplo, é uma das modalidades mais procuradas pelo público, tanto ao vivo quanto pelas transmissões televisivas. Dentro dessa perspectiva, esta pesquisa pretende analisar os olhares da mídia, principalmente da televisão, nas transmissões do voleibol de praia feminino com relação aos enquadramentos nas atletas evidenciando o corpo das mulheres como um dos principais atrativos da modalidade O objetivo geral foi analisar porque a mulher é objetificada pela televisão, no voleibol de praia. Para tal, esta pesquisa possui uma natureza qualitativa e caráter descritivo. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário adaptado com perguntas discursivas. Participaram 10 atletas, 2 técnicos e 2 organizadores de eventos. Os dados foram analisados por meio da Teoria da Dominação Masculina, proposta por Pierre Bourdieu. Os resultados mostraram que as atletas, os técnicos e os organizadores participantes que, em sua maioria, concordam com o uniforme do voleibol de praia feminino, e que a televisão explora essa característica estrutural do voleibol de praia. Nesse sentido, concluímos que o voleibol de praia é um produto mercantilizado e espetacularizado pela televisão, a qual é operada por uma lógica comercial, utilizando o apelo sensual das jogadoras para alavancar as transmissões.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Afonso, Gilmar Francisco
dc.contributor.referee1Afonso, Gilmar Francisco
dc.contributor.referee2Maoski, Ana Paula Cabral Bonin
dc.contributor.referee3Kuhn, Daniela Isabel
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEFI_2018_2_23.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.