Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7786
Título: Redesign de livro didático infantil inclusivo para a rede pública de ensino
Autor(es): Domingues, Fernanda
Orientador(es): Licheski, Laís Cristina
Palavras-chave: Livros didáticos
Crianças deficientes - Educação
Deficientes visuais
Braille (Sistema de escrita)
Livros para cegos
Textbooks
Children with disabilities - Education
People with visual disabilities
Braille
Braille books
Data do documento: 6-Ago-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DOMINGUES, Fernanda. Redesign de livro didático infantil para a rede pública de ensino. 2014. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este trabalho vem com o objetivo de reprojetrar livro de educação infantil básica visando a inclusão de deficientes visuais, explorando artifícios gráficos que trabalhem a interação e aprendizagem multissensorial. Além disso, pretende-se também estudar a inserção e o desenvolvimento de materias destinados a cegos, além de se projetar sem perder de foco a viabilização do projeto dentro das escolas. A pesquisa realizou-se em duas fases: teórica e prática. Na primeira, foi realizada revisão de literatura na qual obteve-se dados fundamentais em relação à deficiência visual, processos de inserção e aprendizagem nas escolas, recursos educacionais empregados e informações relativas ao sistema braille e normas técnicas para sua escrita e impressão. A segunda parte pode-se dividir em: pesquisa de campo, análise de similares e execução de novo exemplar. Dentro da pesquisa de campo, além da observação do ambiente na qual o objeto estudado está inserido, foi possível realizar entrevistas com educadores e alunos deficientes visuais. Os principais pontos abordados e considerados para a inserção de um novo modelo gráfico foram uma melhor adaptação do conteúdo, figura e impressão para quem não enxerga, a partir de novos estudos sobre artifícios gráficos táteis existentes. A partir da escolha de um livro em braille a ser adaptado, foi conferido em entrevistas sua desatualização tanto em relação ao conteúdo quanto adaptação de imagens e projeto gráfico como um todo. Então, a partir de tais conclusões, pesquisas e entrevistas, foi possível dar início a elaboração de um novo projeto gráfico. Primeiramente, procurou-se novo título com conteúdo atualizado. O projeto final resultou em um volume constituído por escrita inteiramente em braille, procurando- se focar em evoluções principalmente relativas às áres de navegação de conteúdo e adaptação tátil de figuras, as quais receberam relevo de acordo com sua necessidade, além de ajudar na experiência educacional como um todo. Produziu-se também material complementar baseado em formas geométricas magnéticas, além de livro em tinta no qual o professor pudesse auxiliar na leitura do conteúdo integral.
Abstract: This work is aimed at reproject book of basic childhood education aimed at the inclusion of visually impaired, exploring graphic devices that work interaction and multisensory learning. Moreover, it also intends to study the integration and the development of materials for the blind, in addition to project without losing focus on the feasibility of the project within the schools. The research was conducted in two phases: theoretical and practical. At first, a literature review in which it was obtained fundamental data regarding visual impairment, processes of inclusion and learning in schools, educational resources and employees information regarding braille system and technical standards for writing and printing was performed. The second part can be to split up in: field research, analysis and implementation of similar new copy. Within the field research, and the observation of the environment in which the studied object is inserted, it was possible to conduct interviews with educators and visually impaired students. The main issues addressed and considered for the insertion of a new graphical model were better adaptation of content, figure and printing for blind from new studies on existing tactile graphics devices. From the choice of a book in Braille to be adapted, was given a downgrade in interviews both in terms of content and adaptation of images and graphic design as a whole. So, from these findings, surveys and interviews, it was possible to initiate the development of a new graphic design. First, we sought to new title with updated content. The final design resulted in a volume consisting entirely written in braille, trying to focus mainly on developments concerning Ares content navigation and tactile adaptation of figures, which received relief according to your needs, and assist in educational experience as a whole. Also produced supplementary materials based on magnetic geometric shapes, plus book in ink in which the teacher could assist in reading the full content.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7786
Aparece nas coleções:CT - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODES_2014_1_08.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
3,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CT_CODES_2014_1_08_1.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
4,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.