Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7776
Título: Construção coletiva para interação social: uma crítica ao excesso de uso das redes sociais
Autor(es): Cuevas, Enrique
Pasetti, Gabriel Tanner
Orientador(es): Costa, Christiane Maria Ogg Nascimento Gonçalves
Palavras-chave: Redes sociais
Interação social
Inovações tecnológicas - Aspectos sociais
Social networks
Social interaction
Technological innovations - Social aspects
Data do documento: 6-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CUEVAS, Enrique; PASETTI, Gabriel Tanner. Construção coletiva para interação social: uma crítica ao excesso de uso das redes sociais. 2014. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este projeto visa chamar a atenção, dos usuários mais assíduos, a respeito do uso desenfreado de mídias sociais online e outros meios de interação na rede virtual. Além de servir como crítica a tais costumes, adotados nos últimos anos, com a popularização da internet e dos dispositivos móveis integrados à rede. Propõem-se uma reflexão sobre como são utilizados estes meios e se isso está sendo feito de maneira saudável, sem prejudicar a vida social dos usuários. Para isso, partiu-se do estudo de como as pessoas se comportam, interagem e agem com outras pessoas, como todo esse crescimento desenfreado da tecnologia tem influenciado nestes laços interpessoais e até mesmo como biologicamente os seres humanos estão respondendo à estes estímulos. Uma vez que, a cima de tudo trata-se de uma espécie dependente por natureza da companhia de seus semelhantes, que formam juntos uma comunidade, uma sociedade. A partir disto, concluiu-se que a melhor forma de despertar a mudança comportamental e a reflexão a respeito destes problemas seria através da criação de um movimento social offline baseado em um sistema composto por, uma marca, campanha publicitária, site, um produto interativo e ambientes interativos onde o produto, assim como a identidade visual, são aplicados com o objetivo de promover relações sociais, e a vida em união. O objetivo do movimento é reunir as pessoas no mundo offline, para se relacionarem fisicamente, promovendo eventos colaborativos com a comunidade, através do uso das mídias virtuais para divulgação e organização dos mesmos, fazendo com que os usuários online se desconectem e curtam mais a vida real.
Abstract: The aim of this project is to warn heavy users of online social medias as well as other ways of network interaction besides serving as a critic to such costumes adopted in the last few years with the popularization of the internet and the online integrated gadgets. We propose a reflection about how we use this ways and if we do it in a healthy way without harming our social life. For that, we began the study of how people behave, interact and act with others, how all of this unbridled growing of technology has influenced in this interpersonal bonds and even how biologically human beings are responding to that encouragement. Since above all it belongs to a dependent specie by nature of companion eand its similars that together form a community, a society. From that its concluded that the best way to trigger the behavioral change it's the reflection about these problems through the creation of a offline social movement based in a system compound by branding, advertising campaign, website, a interactive product and ambient where the product along with the visual identity are applied with the goal of promoting social relations and life in union. The aim of the project is to reunite people in the offline world, to relate physically, promoting collaborative events along with the community, through the use of virtual medias for propagation and organization of itself, making the online users to disconnect and enjoy more the real life.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7776
Aparece nas coleções:CT - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODES_2013_2_04.pdf10,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.