Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7599
Título: Nova biblioteca municipal de Araucária
Título(s) alternativo(s): New municipal library of Araucária
Autor(es): Taparosky, Luma Carneiro de Moraes
Orientador(es): Tamashiro, Heverson Akira
Palavras-chave: Bibliotecas públicas - Araucária (PR)
Cultura
Comunidades
Arquitetura
Public libraries - Araucária (PR)
Culture
Communities
Architecture
Data do documento: 15-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TAPAROSKY, Luma Carneiro de Moraes. Nova biblioteca municipal de Araucária. 2018. 115 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O presente estudo busca servir de referencial teórico para posteriormente desenvolver o projeto arquitetônico de uma nova sede para a biblioteca municipal da cidade de Araucária. A proposta surgiu a partir da verificação da carência de um espaço que incentive a leitura e a cultura na cidade, de forma a contribuir para a relação da comunidade com o município. Para tanto, na presente pesquisa é abordado o conceito de biblioteca, sua importância, características e princípios, a fim de proporcionar as bases necessárias para o desenvolvimento do trabalho. Também são analisados alguns estudos correlatos, os quais revelam diferentes propostas e estabelecem repertório adequado para o posterior projeto. Por fim, após o levantamento de dados e informações sobre a cidade de Araucária, torna-se possível determinar o terreno para a instalação da nova biblioteca, bem como as diretrizes que devem ser cumpridas para o desenvolvimento do projeto.
Abstract: The present architectural project of a new headquarters for the municipal library of the city of Araucária. The proposal came from the verification of the lack of a space that encourages a reading and a culture in the city, in order to contribute to a relationship between the community and the municipality. Therefore, the present research addresses the concept of library, its importance, characteristics and principles, in order to provide the basis for the development of the work. We also analyze some related studies, which are revealed for the later project. Finally, after the collection of data and information about a city of Araucária, it is possible to determine the land for installation of the new library, as well as guidelines, must be fulfilled for the development of the project.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7599
Aparece nas coleções:CT - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DEAAU_2018_1_23.pdf23,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.