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Título: Uma análise das dificuldades e estratégias de resolução de problemas do campo conceitual aditivo de alunos do 5º ano do ensino fundamental
Autor(es): Barros, Felipe Aparecido Baldim
Orientador(es): Justulin, Andresa Maria
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Estudantes do ensino fundamental
Mathematics - Study and teaching
Problem-based learning
School children
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: BARROS, Felipe Aparecido Baldim. Uma análise das dificuldades e estratégias de resolução de problemas do campo conceitual aditivo de alunos do 5º ano do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2018.
Resumo: O presente trabalho visa apresentar uma análise das dificuldades e estratégias utilizadas para resolver problemas do campo aditivo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A Teoria dos Campos Conceituais junto à Resolução de Problemas constituem o referencial teórico desta pesquisa, que tem uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi elaborado um instrumento de avaliação com situações do campo aditivo que se classificam em: Composição, Transformação e Comparação, relacionando em prototípicas, de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª extensões de dificuldade, tanto positivas quanto negativas. Os participantes da pesquisa foram alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal do interior do estado do Paraná. Os resultados sugerem que os alunos participantes, possivelmente, não foram estimulados a buscar maneiras diversas de resolver problemas nos anos iniciais, limitando-se, muitas vezes, à aplicação direta do algoritmo. Além disso, os alunos apresentaram dificuldades em problemas de composição negativa, em que foram cometidos erros na interpretação do que se pedia. Nos casos de transformação, os alunos mostraram dificuldades na busca do estado inicial e na própria transformação e nas situações de comparação, quando se buscava tanto o referido quanto o referente.
Abstract: The present work aims to present an analysis of the difficulties and strategies used to solve problems of the additive field of students of the 5th year of Elementary School. The Theory of Conceptual Fields and the Problem Solving are the theoretical reference of this research, which has a qualitative approach. For the data collection, an evaluation instrument with additive field situations was elaborated, which are classified in: Composition, Transformation and Comparison, relating in prototypical, 1st, 2nd, 3rd and 4th extensions of difficulty, both positive and negative. The participants of the research were students of the 4th year of Elementary School, a municipal school in the interior of the state of Paraná. The results suggest that the participating students may not have been encouraged to look for diverse ways of solving problems in the early years, often limiting themselves to direct application of the algorithm. In addition, the students presented difficulties in problems of negative composition, in which errors were made in the interpretation of the request. In the cases of transformation, the students showed difficulties in the search for the initial state and in the transformation itself e in situations of comparison, when both the referent and the referent were sought.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7345
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