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Título: Análise da acessibilidade segundo a NBR 9050 no Colégio Estadual Marechal Rondon em Campo Mourão - PR
Título(s) alternativo(s): Accessibility analysis of the Marechal Rondon State College in Campo Mourão/PR according to NBR 9050
Autor(es): Gonçalves, Julia Laureano
Orientador(es): Moreira, Vera Lúcia Barradas
Palavras-chave: Projeto de acessibilidade
Normas técnicas (Engenharia)
Deficiência física
Barrier-free design
Standards, Engineering
Disabilities
Data do documento: 27-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: GONÇALVES, Julia Laureano. Análise da acessibilidade segundo a NBR 9050 no Colégio Estadual Marechal Rondon em Campo Mourão - PR. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2017.
Resumo: Portadores de deficiência física devem ter seu direito à educação garantido com autonomia em todos os níveis de ensino e inclusos em escolas comuns. A acessibilidade possibilita que os espaços físicos sejam utilizados confortavelmente e de maneira igualitária, independente das limitações físicas. Neste trabalho foi registrado a análise da acessibilidade no Colégio Estadual Marechal Rondon na cidade de Campo Mourão embasada na NBR 9050 que estabelece critérios e parâmetros para que um espaço tenha condições adequadas quanto à acessibilidade. Foram averiguados, por meio de levantamentos em campo, quais ambientes do colégio atendem às adequações e quais necessitam ser adaptados à norma de acessibilidade.
Abstract: Disability people should have their right to education guaranteed with autonomy at all education levels and included in common schools. The accessibility allows them to use comfortably and in an egalitarian way physical spaces, regardless of their physical limitations. In this monograph, the accessibility analysis was registered at the Marechal Rondon State College in Campo Mourão city, based on NBR 9050, which establishes criteria and parameters for a physic space to have appropriet accessibility conditions. The college environments were verified, through field surveys, which were in agreement with the requisites and which need to be adapted to the accessibility norm.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6377
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