Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6068
Título: Desenvolvimento de um sistema de controle digital de temperatura para mosturação no processo de fabricação de cervejas artesanais
Autor(es): Oliveira, Stefam Prestes de
Orientador(es): Nanni, Marcelo
Palavras-chave: Controladores elétricos
Sistemas de controle digital
Cerveja
Electric controllers
Digital control systems
Beer
Data do documento: 23-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: OLIVEIRA, Stefam Prestes de. Desenvolvimento de um sistema de controle digital de temperatura para mosturação no processo de fabricação de cervejas artesanais. 2016. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2016.
Resumo: Visando o grande consumo e importância econômica da cerveja, a busca por processos cada vez mais eficientes para se aprimorar a qualidade sensorial do produto final é almejada entre os fabricantes, principalmente os artesanais que crescem mais a cada dia. No processo cervejeiro, uma etapa de grande importância é a mosturação, em que se faz o cozimento da mistura dos ingredientes água e malte, sendo a temperatura fator primordial. Para uma condução satisfatória deste processo, realizou-se um estudo direcionado, fazendo o levantamento de dados teóricos necessários e analisando-se suas principais variáveis com o objetivo de controlar o mesmo. É descrito, então, o desenvolvimento de um sistema de controle digital de temperatura microcontrolado para o processo de mosturação na produção de cervejas artesanais.
Abstract: Aiming at the high consumption and economic importance of beer, the search for increasingly efficient processes to improve the sensory quality of the final product is desired among manufacturers, especially artisanal growing more every day. In the brewing process, a step of great importance is the mash, in which it makes cooking the mixture of water and malt ingredients, the temperature being prime factor. For a satisfactory conducting this process, we performed a study directed to make the necessary lifting theoretical data and analyzing its principal variables in order to control the same. It is described, then, the development of a digital control system micromachined temperature for mashing process in the production of brewed beers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6068
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CM_COELE_2016_1_05.pdf2,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.