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Título: Estética gótica: uma busca pela inserção dos adeptos da subcultura com a sociedade por meio do vestuário
Autor(es): Campos, Aline Fortes
Brandt, Vitória da Silva
Orientador(es): Suono, Celso Tetsuro
Palavras-chave: Cultura gótica (Subcultura)
Vestuário
Goth culture (Subculture)
Clothing and dress
Data do documento: 29-Ago-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: CAMPOS, Aline Fortes; BRANDT, Vitória da Silva. Estética gótica: uma busca pela inserção dos adeptos da subcultura com a sociedade por meio do vestuário. 2013. 236 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2013.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de coleção de vestuário para público “gótico/darkwave”, cuja estética do produto pretende funcionar como meio de aproximação das pessoas adeptas a essa subcultura com outras comunidades sociais. Traz, por meio de levantamento bibliográfico, informações sobre o surgimento da subcultura ao longo da história, sua classificação em tipos e grupos, valores estéticos e simbólicos considerados como significativos para a tribo, além de apresentar aspectos quanto às influências da estética gótica na sociedade e na moda. Apresenta ainda um estudo psicodinâmico sobre cores e suas possibilidades sensoriais como valor agregado no desenvolvimento de produtos. Por meio de pesquisa de campo, são coletados dados que contribuam na identificação dos interesses de consumo do público alvo. Posteriormente, esses dados são analisados com o intuito de verificar quais as estratégias mais adequadas para o direcionamento mercadológico dessa pesquisa.
Abstract: This study presents a proposal for a clothing collection for public "goth/darkwave", whose aesthetics of the product intends to function as a means of unite the persons adept of this subculture with other social communities. Brings, through bibliographical survey, information on the emergence of the subculture throughout history, their classification into types and groups, aesthetic and symbolic values considered significant to the tribe, as well as presenting aspects regarding the gothic aesthetic influences in society and fashionable. It also presents a study of psychodynamic colors and their possibilities as sensory value in product development. Through field research, data is collected to help in identifying the interests of the consumer audience. Subsequently, these data are analyzed in order to verify which the most appropriate strategies for targeting merchandising of this research.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5985
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