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Título: O processo de formação docente na visão dos acadêmicos do curso de Letras em uma universidade pública no Estado do Paraná
Autor(es): Engelmann, Priscila do Carmo Moreira
Orientador(es): Moreira, Herivelto
Palavras-chave: Professores - Formação
Ciência
Tecnologia
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Teachers, Training of
Science
Technology
Interdisciplinary approach in education
Data do documento: 23-Out-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ENGELMANN, Priscila do Carmo Moreira. O processo de formação docente na visão dos acadêmicos do curso de Letras em uma universidade pública no Estado do Paraná. 2012. 95 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: O presente estudo teve como principal objetivo analisar, a partir da visão dos acadêmicos, como o Curso de Letras em uma Universidade pública no Estado do Paraná prepara os futuros professores para o contexto educacional influenciado pelas transformações sociais caracterizadas pelo avanço da ciência e tecnologia. A importância do estudo justifica-se pela necessidade de verificar como os cursos de licenciatura, principalmente na área das Ciências Humanas, têm tratado as questões legais que direcionam o processo de formação de professores para o desenvolvimento de competências necessárias à prática docente, tendo em vista que esta prática é constantemente influenciada pelas transformações sociais relacionadas aos avanços da ciência e tecnologia. Como metodologia de pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa de natureza interpretativa. A técnica de coleta de dados foi a entrevista individual semiestruturada. Os participantes do estudo foram alunos do último ano do Curso de Letras de uma Universidade Pública do Estado do Paraná. Os principais resultados do estudo mostram que os entrevistados possuem uma percepção crítica referente às competências necessárias para a formação do que consideram ser um bom professor, porém se sentem inseguros quanto à formação para a futura prática docente. Outra questão evidenciada nos depoimentos dos entrevistados foi a falta de relação entre teoria e prática, assim como a falta da prática interdisciplinar no Curso de Letras. Os resultados evidenciam também que os conceitos de ciência e tecnologia estão presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.o 9.394/1996) e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Apesar disso, as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores não abordam tais conceitos, cabendo às Instituições de Ensino Superior a decisão pelo trabalho para difusão dos conhecimentos relacionados à ciência e tecnologia. As evidências também mostraram que há a necessidade de maior direcionamento da formação do professor para uma perspectiva mais problematizadora e interdisciplinar, buscando melhorias no processo de formação para a futura prática docente; que existe um distanciamento entre a construção dos saberes de conteúdo e os saberes pedagógicos e que os processos relacionados à democratização dos conceitos de ciência e tecnologia não integram o processo de formação docente no mencionado curso. Todas essas evidências direcionam para a necessidade de aprofundamento nas reflexões sobre o processo de formação docente, em relação à formação para a prática, voltada ao contexto educacional influenciado pelas transformações da ciência e da tecnologia.
Abstract: The objective of the present study was to analyze, from undergraduate students’ perspective, how the language course at a public university in the state of Paraná prepares future teachers for the educational context influenced by social changes characterized by the advance of science and technology. The importance of the study is justified by the need to verify how the undergraduate courses, mainly in the area of humanities, have dealt with the legal issues that drive the process of teacher training to develop competences for teaching practice taking into account that this practice is constantly influenced by the social changes related to advances in science and technology. The methodological approach was qualitative. The data was collected through semi-structured individual interviews. The participants of the study were students of the final year of the Language Course. The main findings showed that the participants have a critical perception regarding the competences required for the preparation of what they consider to be a good teacher, but feel insecure about their training for future teaching practice. Another issue highlighted by the interviewees was the lack of relationship between theory and practice, as well as the lack of interdisciplinary practice in the course. The concepts of science and technology are present in the Law of Guidelines and Bases of Education (Law 9.394/1996) and also in the National Curriculum Parameters (PCN). Nevertheless, the National Curriculum Guideline for teacher training does not address these concepts, leaving it to Institutions of Higher Education the decision to work for the dissemination of knowledge related to science and technology. There is a need to address teacher education to a more interdisciplinary and problem-solving orientation, seeking improvements in the training process for future teaching practice. The evidences also showed that there is a gap between the construction of content knowledge and pedagogical knowledge and that the democratization of the concepts of science and technology were not part of the process of teacher training in that course. All these evidences pointed to the need for deeper reflections on the process of teacher education in relation to training for practice, focused on the educational context influenced by changes in science and technology.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/553
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