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Título: Verde.ser: indústria de cosméticos
Autor(es): Amaro, Camila Bertacco
Hirata, Paula Mayumi Vigiani
Orientador(es): Sipoli, Caroline Casagrande
Palavras-chave: Cosméticos - Indústria
Produtos naturais
Essências e óleos essenciais
Camomila
Cosmetics industry
Natural products
Essences and essential oils
German chamomile
Data do documento: 12-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: AMARO, Camila Bertacco; HIRATA, Paula Mayumi Vigiani. Verder.ser: indústria de cosméticos. 2019. 224 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2019.
Resumo: Dinâmica por natureza e movida a constantes inovações de produtos, a área de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos firmou-se como um dos mais bem-sucedidos ramos da indústria na atualidade. O segmento de produtos verdes ou naturais tem sido uma área muito explorada, uma vez que se verifica um aumento da consciência ambiental na sociedade. Por esse motivo, a incorporação e o uso de matérias-primas de origem vegetal tem demonstrado crescimento significativo, de forma que as indústrias do ramo buscam realizar um menor impacto ao meio ambiente e as formas de vida. Seguindo essa perspectiva, a Verde.Ser será uma empresa brasileira de médio porte direcionada à produção e comercialização nacional de produtos naturais para a pele, sendo eles, sabonete, creme hidratante corporal, água floral e óleo essencial. A empresa terá como propósito produzir cosméticos que tragam segurança e comodidade, bem como, zelem tanto por seus clientes quanto pelo planeta. A elaboração deste projeto industrial teve como objetivo apresentar: um histórico do setor, análise de mercado, descrição e fluxograma das etapas, balanço material e energético do processo, proposta para o tratamento dos resíduos, dimensionamento dos equipamentos, layout da planta e análise financeira. A camomila será a essência da empresa, de forma que seu óleo essencial estará presente na composição de todos os produtos e, a fim de atender os princípios de sustentabilidade da Verde.Ser, esse óleo essencial será extraído pelo método de extração por micro-ondas sem solvente. Para realização dos cálculos, determinou-se que a produção mensal será de 10.000 sabonetes, 6.000 sabonetes esfoliantes, 8.000 unidades de creme hidratante corporal, 1.500 unidades de óleo essencial e 4.500 unidades de água floral. Por meio da análise financeira, foi possível concluir que o projeto em questão é economicamente viável, apresentando um Valor Presente Líquido (VPL) positivo, uma Taxa Interna de Retorno (TIR) superior à Taxa Mínima de Atratividade (TMA) do empreendimento e um retorno do investimento entre o terceiro e o quarto ano de operação.
Abstract: Dynamic by nature and driven by constantly product innovations, personal hygiene, perfumery and cosmetics area has been established as one of the most successful branches of the industry nowadays. The segment of green or natural products has been a very exploited area, since there is an increase of the green consciousness in society. For this reason, the incorporation and use of raw materials of plant origin has shown growth, so that the industries of the branch seek to have a lower impact on the environment and life forms. Following this perspective, Verde.Ser will be a mediumsized Brazilian company directed to national production and commercialization of natural products for skin, such as soap, corporal moisturizer, floral water and essential oil. The company aims to manufacture cosmetics that bring safety and comfort as well as care for both its customers and planet. The development of this industrial project aims to present: the history of the industry, market analysis, description and flow chart of the stages, material and energy balance of the process, proposal for waste treatment, equipment design, plant layout and financial analysis. Camomile it will be the essence of the company, so that its essential oil it will be used in all the products. In order to meet the Verde.Ser principles of sustainability, this essential oil will be extracted by solvent-free microwave method. For the calculations, it was determined that the mensal production will be 10.000 soaps, 6.000 exfoliating soaps, 8.000 units of corporal moisturizer, 1.500 units of essential oil and 4.500 units of floral water. By means of financial analysis, it was possible to conclude that the project proposed in this work is economically viable, presenting a positive Net Present Value (NPV), an Internal Rate of Return (IRR) higher than the Minimum Attractive Rate of Return (MARR) and a return on investment between the third and fourth year of operation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5482
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