Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5466
Título: Diagnóstico da situação atual e sugestões de melhorias para o gerenciamento de resíduos da construção civil no município de Apucarana-PR
Autor(es): Ferreira, Gustavo de Lima
Orientador(es): Pereira, Priscila Pini
Palavras-chave: Saneamento
Construção civil
Redução de resíduos
Sanitation
Building
Waste minimization
Data do documento: 24-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: FERREIRA, Gustavo de Lima. Diagnóstico da situação atual e sugestões de melhorias para o gerenciamento de resíduos da construção civil no município de Apucarana-PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2019.
Resumo: Atualmente, sabe-se da importância de uma gestão eficiente dos resíduos sólidos urbanos para garantir maior qualidade de vida à população, sendo essa, uma questão de saneamento básico. Destaca-se ainda a enorme quantidade de resíduos gerados pela indústria da construção civil. O presente trabalho tem por objetivo diagnosticar a atual situação e propor melhorias para o gerenciamento dos resíduos da construção civil (RCC) no município de Apucarana-PR. A partir daí, e com base na literatura, foram identificados os stakeholders do processo de gerenciamento de RCC, e definida a metodologia a ser utilizada para obtenção de informações com os mesmos, por meio da aplicação de questionário, entrevistas estruturadas, visitas de campo e avaliação de informações e relatórios relacionados ao assunto, fornecidos pelos órgãos gestores na cidade. A partir dessa pesquisa, pôde-se avaliar os resultados trazidos pela implementação da Lei nº 46/2014, que estabelece as diretrizes para o gerenciamento de RCC no município, além de verificar o conhecimento dos stakeholders do processo sobre a existência e procedimentos presentes nessa lei. Ao final, esse estudo possibilitou ao pesquisador, a partir das análises e observações feitas, a elaboração de sugestões de melhorias a serem aplicadas ao gerenciamento de RCC na cidade. E por fim, pôde-se observar que o Município de Apucarana já tem caminhado alguns passos no que se refere ao adequado gerenciamento desse material.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5466
Aparece nas coleções:AP - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP_COECI_2019_2_05.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.