Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5464
Título: Gestão de águas pluviais: análise e proposta alternativa de drenagem para o campus UTFPR - Apucarana
Autor(es): Passeti, Helena Guerra
Orientador(es): Pereira, Priscila Pini
Palavras-chave: Águas pluviais
Infiltração
Drenagem
Rain-water (Water-supply)
Seepage
Drainage
Data do documento: 29-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: PASSETI, Helena Guerra. Gestão de águas pluviais: análise e proposta alternativa de drenagem para o campus UTFPR - Apucarana. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2019.
Resumo: A pesquisa teve como objetivo avaliar os possíveis pontos de sobrecarga na rede de drenagem no campus Apucarana da UTFPR verificando suas possíveis causas e a proposição de soluções, através da análise por uma ferramenta computacional livre. A metodologia consistiu na simulação do sistema de drenagem do campus na ferramenta computacional SWMM, para tanto foi necessário a coleta das variáveis necessárias. Essas foram obtidas através das análises do levantamento topográfico do campus Apucarana da UTFPR; análise e coleta dos dados dos projetos de drenagem existentes; análise da infiltração do solo, através do teste de infiltração do duplo anel e da determinação da Curva Número (CN) da bacia; e determinação da chuva de projeto pela Curva Índice-Duração-Frequência (IDF) e análise dos dados pluviométricos históricos da cidade de Apucarana. A simulação do software e a análise dos projetos forneceu como resultado os pontos de alagamento da rede de drenagem. A maior parte dos pontos da rede que sofreram com alagamento estão localizados no estacionamento. Através da análise do fluxo do escoamento superficial identificou-se outros pontos de alta probabilidade de alagamentos próximos ao restaurante universitário, bloco L e N do campus. Como solução para os problemas de alagamento foi proposto a adoção de uma bacia de detenção ou bacia de detenção subterrânea na região acima dos blocos L e N, para absorver o fluxo que tem direção a esses blocos e reduzir o escoamento superficial em direção ao estacionamento, que é o ponto mais baixo do campus Apucarana da UTFPR.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5464
Aparece nas coleções:AP - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP_COECI_2019_2_06.pdf2,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.