Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5461
Título: Avaliação do desempenho de argamassas de revestimento com emprego de resíduos da construção civil
Autor(es): Santos, Evelyn Beatriz Ferreira dos
Orientador(es): Silva, Sarah Honorato Lopes da
Palavras-chave: Argamassa
Resíduos como material de construção
Areia
Mortar
Waste products as building materials
Sand
Data do documento: 25-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: SANTOS, Evelyn Beatriz Ferreira dos. Avaliação do desempenho de argamassas de revestimento com emprego de resíduos da construção civil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2019.
Resumo: Apesar da inegável importância da construção civil para o desenvolvimento econômico mundial, sabe-se que é um setor gerador de grandes impactos ambientais, tanto pelo consumo significativo de recursos naturais não renováveis, quanto pela intensa geração de resíduos. Mesmo sendo vasto o número de pesquisas envolvendo os agregados reciclados e da obtenção de resultados eficientes, a utilização desses resíduos como material de construção ainda não é muito observada nos dias atuais. Entre as possibilidades de reciclagem desse resíduo consta a utilização em argamassas de revestimento. Em virtude disso o presente trabalho teve como objetivo a caracterização de argamassas com porcentagens de substituição da areia natural pela areia reciclada de 0%, 20%, 50%, 60%, 80% e 100%. Os ensaios realizados foram de Resistência à compressão, Módulo de elasticidade, Absorção por imersão e Análise visual da argamassa aplicada. O ensaio de resistência à compressão apresentou os resultados acima do valor estabelecido por norma. O Módulo de Elasticidade diminuiu com o aumento da quantidade de resíduos na mistura. Já no ensaio de absorção observou-se que os traços com maiores teores de substituição têm teores maiores de absorção de água. Por fim, na análise visual da argamassa aplicada foi constatado que os traços com maiores teores de RCC possuem maior uniformidade em sua coloração. Assim sendo, é viável a possível substituição da areia pelo RCC em argamassas de revestimento.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5461
Aparece nas coleções:AP - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP_COECI_2019_2_03.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.