Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5448
Título: O google earth como ferramenta de ensino em geometria analítica.
Autor(es): Silva, Franciano Jose da
Orientador(es): Borssoi, Joelmir Andre
Palavras-chave: Material didático
Imagens de sensoriamento remoto
Tecnologia educacional
Tools
Remote-sensing images
Educational technology
Data do documento: 6-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: SILVA, Franciano Jose da. O google earth como ferramenta de ensino em geometria analítica. 2019. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2019.
Resumo: Estamos no século 21 e a tecnologia se mostra cada dia mais presente em nossas vidas e, como não haveria de ser diferente, mostra seus reflexos na sala de aula e nas práticas pedagógicas. Muitos são os softwares utilizados como ferramenta de ensino nas mais diferentes disciplinas. Este trabalho trata sobre o uso do software Google Earth como ferramenta didática nas aulas de Matemática, mais especificamente em Geometria Analítica. Seus recursos permitem obter as coordenadas de pontos, determinar a distancia entre dois pontos, calcular perímetros e áreas de polígonos, etc., demonstrando assim seu grande potencial na articulação e criação de um ambiente propício e motivador para o processo de ensino-aprendizagem da Geometria Analítica no Ensino Médio já que possibilita estabelecer diversas conexões da Matemática com diferentes saberes. A princípio, um número expressivo de alunos demostram certa dificuldade em estabelecer uma conexão entre os tópicos básicos do conteúdo ministrado em sala de aula e não compreendendo assim conceitos básicos. Os resultados obtidos durante a aplicação das atividades propostas neste trabalho sugerem que, quando são oferecidas oportunidades e ferramentas para o desenvolvimento do senso de posicionamento no ambiente local e regional, os alunos tendem a aprimorar seus conhecimentos conceituais, bem como a capacidade de aplicar suas respectivas habilidades de pensamento crítico e, deste modo, o aprendizado dos alunos se torna mais significativo e relevante para suas experiências cotidianas.
Abstract: We are in the 21st century and technology is becoming more and more present in our lives and, as it should be no different, shows its reflexes in the classroom and in pedagogical practices. There are many software used as a teaching tool in many different subjects. This paper deals with the use of Google Earth software as a didactic tool in Mathematics classes, more specifically in Analytical Geometry. Its features allow to obtain the coordinates of points, to determine the distance between two points, to calculate perimeters and areas of polygons, etc., thus demonstrating their great potential in articulating and creating an enabling and motivating environment for the teaching-learning process of geometry. Analytical in high school since it allows to establish several connections of mathematics with different knowledge. At first, a significant number of students show some difficulty in establishing a connection between the basic topics of classroom content and thus not understanding basic concepts. The results obtained during the application of the activities proposed in this paper suggest that when opportunities and tools are developed to develop a sense of positioning in the local and regional environment, students tend to improve their conceptual knowledge as well as the ability to apply their respective knowledge. critical thinking skills and thus students’ learning becomes more meaningful and relevant to their everyday experiences.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5448
Aparece nas coleções:CP - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_PROFMAT_M_Silva,_Franciano_Jose_da.pdf6,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.