Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5200
Título: Educação e participação social na gestão de recursos hídricos: proposta metodológica para práticas de conservação de nascentes
Título(s) alternativo(s): Education and social participation in water resource management: methodological proposal for spring conservation practices
Autor(es): Gonçalves, Marly de Souza
Orientador(es): Mezzomo, Maristela Denise Moresco
Palavras-chave: Impacto ambiental
Educação Ambiental
Desenvolvimento de recursos hídricos
Environmental impact statements
Environmental education
Water resources development
Data do documento: 13-Jul-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: GONÇALVES, Marly de Souza. Educação e participação social na gestão de recursos hídricos: proposta metodológica para práticas de conservação de nascentes . 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2020.
Resumo: As nascentes estão expostas a vários riscos e impactos ambientais, os quais envolvem, principalmente, o tipo de uso, ocupação e o manejo do solo no seu entorno. Entre os principais riscos e impactos estão o desmatamento da Área de Preservação Permanente (APP), a erosão e a contaminação do solo e da água por agrotóxicos, o assoreamento, e, por conseguinte, a destruição das nascentes. Considerando estas ameaças, este estudo teve como objetivo elaborar uma proposta metodológica para levantamento de riscos e problemas ambientais em nascentes. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica para elencar os principais riscos e/ou problemas e as principais técnicas de proteção e recuperação. Após esta pesquisa, foi elaborada uma Cartilha, a qual se constitui como o produto deste trabalho. Esta cartilha tem como objetivo auxiliar usuários (agricultores, técnicos, professores e alunos, entre outros) na identificação dos riscos e impactos in loco. Como forma para aplicação, foi feita a apresentação da mesma junto aos alunos de uma Escola do Campo no distrito de Piquirivaí, município de Campo Mourão-PR. Na visita a uma nascente da comunidade, os alunos fizeram observações tendo a cartilha como referência, e conseguiram definir os riscos e impactos no local. Espera-se que a cartilha possa contribuir na divulgação do conhecimento sobre a necessidade de conservação e proteção das nascentes, com aplicação das técnicas por agricultores e técnicos que atuam no meio rural e também para alunos de escolas do campo como ferramenta de Educação Ambiental.
Abstract: The springs are exposed to various risks and environmental impacts, which mainly involve the type of use, occupation, and soil management in their surroundings. Among the main risks and impacts includes the deforestation of the Permanent Preservation Area (PPA), erosion and contamination of soil and water by pesticides, the silting up and therefore the extinction of springs. Considering these threats, this study aimed to develop a methodological proposal for the survey of risks and environmental problems in springs. To this end, a literature review was conducted to assess the main risks and/or problems along with the main techniques for the protection and recuperation of springs. After this research, a guidebook was prepared, which constitutes the final product of this work. The guidebook aims to assist users (farmers, technicians, teachers, students, among others) in identifying risks and impaction on site. As a way for application, it was presented to the students of a Countryside School in the district of Piquirivaí, municipality of Campo Mourão – PR. During the visit to the community spring, the students made observations using the guidebook as a reference and they were able to define the risks and impacts on site. It’s expected that the guidebook can contribute to knowledge dissemination about the need for conservation and protection of springs, with the application of techniques by farmers and technicians working in rural areas and also for students from rural schools as an environmental education objective.
Descrição: Acompanha: Nascentes: riscos e impactos
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5200
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoeparticipacaosocial.pdf5,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
educacaoeparticipacaosolical_produto.pdf2,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons