Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5157
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorViana, Elvis Ricardo-
dc.date.accessioned2020-09-03T21:29:53Z-
dc.date.available2020-09-03T21:29:53Z-
dc.date.issued2020-06-25-
dc.identifier.citationVIANA, Elvis Ricardo. Estratégias de estímulo do pensamento criativo em atividades de modelagem matemática. 2020. 184 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5157-
dc.descriptionAcompanha: Criatividade e modelagem matemática.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze how the creativity of students from Basic Education show in a context of classes with Mathematical Modeling, more specifically, when the teacher uses strategies to stimulate creative thinking. In this context, we dedicated to investigate the following question: What implications stem from the insertion, by teacher, of strategies to stimulate creative thinking in the development of Mathematical Modeling activities? For this, we developed and analyzed three Mathematical Modeling activities in which we associate, on purpose, three strategies for stimulating creative thinking: brainstorming, alteration, and dramatization. To discuss Creativity, more specifically regarding strategies for stimulating creative thinking, we are guided by Gontijo (2007). To deal about Mathematical Modeling practices, we follow the indications of Almeida, Silva and Vertuan (2016), who understand Mathematical Modeling as a pedagogical alternative for teaching mathematics. The activities, which constitute the Educational Product related to the research, were developed in a class of the 5th grade of Elementary School of a municipal public school, the data were analyzed according to a qualitative approach with an interpretive focus. In our analysis we seek to show, at first, the manifestations of creativity of students in the development of activities, and, from the observed convergences, discuss the implications of using each strategy. The results of this study indicate that the use of different strategies for stimulating creative thinking, by the teacher, in modeling activities, bring own implications, signaling the favoring of students' learning and the development of different creative skills. Therefore, the cognitive aspects revealed by the students' actions in modeling activities indicate a relationship between these elements and the use of creativity strategies; and, the direct intervention of the teacher based on the use of stimulus strategies tends to enhance and create opportunities for new manifestations of creativity in modeling activities. As a result of this research, we present our Educational Product, which is characterized as a didactic guide that teacher may use to develop Mathematical Modeling activities and for the implementation of creativity strategies in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectPensamento criativopt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectCreative thinkingpt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectMathematics (Fundamental education)pt_BR
dc.titleEstratégias de estímulo do pensamento criativo em atividades de modelagem matemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe use of creative thinking stimulation strategies in mathematical modeling activitiespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar a manifestação da Criatividade de alunos da Educação Básica em contexto de aulas com Modelagem Matemática, mais especificamente, quando nas atividades o professor faz uso de estratégias de estímulo do pensamento criativo. Neste contexto, voltamo-nos a investigar a seguinteinterrogação: Que implicações decorrem da inserção, pelo professor, de estratégias de estímulo do pensamento criativo no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática? Para isso, desenvolvemos e analisamos três atividades de Modelagem Matemática em que associamos, conscientemente, três estratégias de estímulo do pensamento criativo: brainstorming, alteração e dramatização. Para discutir a Criatividade, mais especificamente no que diz respeito às estratégias de estímulo do pensamento criativo, nos pautamos em Gontijo (2007). Já no tocante a práticas de Modelagem Matemática, seguimos às indicações de Almeida, Silva e Vertuan (2016), os quais compreendem a Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica para o ensino da matemática. As atividades, que constituem o Produto Educacional relacionado à pesquisa, foram desenvolvidas em uma turma do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal e os dados foram analisados segundo uma abordagem qualitativa com enfoque interpretativo. Em nossas análises buscamos evidenciar, em um primeiro momento, as manifestações de Criatividade dos alunos no desenvolvimento das atividades e, a partir das convergências observadas, discutir as implicações decorrentes do uso de cada estratégia. Os resultados deste estudo apontam que o uso das diferentes estratégias de estímulo do pensamento criativo, pelo professor, nas atividades de Modelagem, traz implicações próprias, as quais sinalizam o favorecimento da aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento de diferentes habilidades criativas. Neste contexto, os aspectos cognitivos revelados pelas ações dos alunos nas atividades de Modelagem indicam uma relação destes elementos com o uso das estratégias de Criatividade; e, a intervenção direta do professor com base no uso de estratégias de estímulo tende a potencializar e oportunizar novas manifestações de Criatividade nas atividades de Modelagem. Como fruto desta pesquisa, apresentamos nosso Produto Educacional na sua versão final, o qual se caracteriza como um guia didático que serve de orientação ao professor para o desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática e para a implementação de estratégias de Criatividade na sala de aula.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9620198609596534pt_BR
dc.contributor.advisor1Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0695-3086pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7270314006427713pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812pt_BR
dc.contributor.referee2Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0695-3086pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7270314006427713pt_BR
dc.contributor.referee3Rezende, Veridiana-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4158-2196pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5630494004651939pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Viana,_Elvis_Ricardo_2020.pdf3,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Viana,_Elvis_Ricardo_2020_1.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons