Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5016
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarino, Darlini Ribeiro-
dc.date.accessioned2020-06-15T14:26:55Z-
dc.date.available2020-06-15T14:26:55Z-
dc.date.issued2020-03-31-
dc.identifier.citationMARINO, Darlini Ribeiro. Elementos de uma prática avaliativa enquanto prática social. 2020. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5016-
dc.descriptionAcompanha: O contexto social em uma atividade avaliativa que aborda função do 1º grau: uma proposta.pt_BR
dc.description.abstractThis research theoretically discusses, aligned with the conception of Formative Assessment and Socioepistemological Theory, the role of social practice in the production of knowledge in moments of evaluation to promote didactic intervention situations. In this discussion, we sought to answer the following question: How can elements of an evaluative practice that recognizes the social dimension in the teaching and learning process be re-signified by the light of Socioepistemological Theory? It is an speculative research, in which the conceptual analysis performed sought to identify the intention and extent of Formative Assessment and Socioepistemological Theory concepts to, posteriorly, establish the functions and relations between them. The resignified elements were intervention, interaction, self-assesment, regulation and, from them, it was recognized that the evaluative practice can be a social practice that favors the knowledge construction. The educational product of this research is a didactic proposal composed by three activities that privilege an investigative experience to the students during an evaluative-formative process on the theme Functions of the first degree. By them, the students need to challenge themselves to build their search, comprehension and connection processes between the knowledge established in social practices and the different representations that can be materialized, starting from the mathematical knowledge obtained along their educational trajectory.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEpistemologia socialpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectEducation - Evaluationpt_BR
dc.subjectSocial epistemologypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectFunctionspt_BR
dc.titleElementos de uma prática avaliativa enquanto prática socialpt_BR
dc.title.alternativeElements of a formative assessment practice as a social practicept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho discute teoricamente, alinhado à concepção de uma Avaliação Formativa e da Teoria Socioepistemológica, o papel da prática social na produção do conhecimento em momentos de avaliação para promover situações de intervenção didática. Nesta discussão, buscou-se responder à seguinte questão: Como podem ser ressignificados elementos de uma prática avaliativa que reconhece a dimensão social no processo de ensino e de aprendizagem à luz da Teoria Socioepistemológica? Trata-se de uma pesquisa especulativa, em que a análise conceitual realizada buscou identificar a intenção e a extensão de conceitos da Avaliação Formativa e da Teoria Socioepistemológica para, posteriormente, estabelecer as funções e relações entre elas. Os elementos ressignificados foram intervenção, interação, autoavaliação, regulação e, a partir deles, reconheceu-se que a prática avaliativa pode ser uma prática social que favorece a construção do conhecimento. O produto educacional desta pesquisa é uma proposta didática composta por três atividades que privilegiam uma experiência investigativa aos alunos durante um processo avaliativo-formativo acerca do tema Funções do 1º grau. Por meio delas, os alunos precisam se desafiar a construir seus processos de busca, compreensão e de conexão entre o conhecimento estabelecido nas práticas sociais e as diversas representações que podem ser materializadas, partindo dos conhecimentos matemáticos adquiridos ao longo de sua trajetória educacional.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5965411429176734pt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Marcele-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656pt_BR
dc.contributor.referee1Ciani, Andréia Büttner-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9735-6705pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8781713201857857pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares, Marcele-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656pt_BR
dc.contributor.referee3Arruda, Sergio de Mello-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4149-2182pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3162292964889276pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Marino,_Darlini_Ribeiro_2020.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Marino,_Darlini_Ribeiro_2020_1.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons