Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Marcela Camila Picin de-
dc.date.accessioned2020-05-26T18:29:34Z-
dc.date.available2020-05-26T18:29:34Z-
dc.date.issued2020-03-24-
dc.identifier.citationMELO, Marcela Camila Picin de. A resolução de problemas: uma metodologia ativa no ensino de matemática para a construção dos conteúdos de "Potenciação e radiciação" com alunos do ensino fundamental. 2020. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4972-
dc.descriptionAcompanha: Ensinando "Potenciação e radiciação" através da resolução de problemas: uma metodologia ativa na sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to utilizate the Metodology of Mathematics Teaching-LearningEvaluation through Problem Solving in order to promote an active learning, providing to the student the opportunity of to be a constructor of the own knowledge. For this, a series of generator problems, was developed with students of the final years of the Elementary School to the construction of concepts of exponentiation and root extraction. The methods used for the collect of data were: interviews, documental analysis and participant observation. The data were recorded by: photos, audio recordings, field journal of the teacher and the generators problems solved by the groups, that were organized in portfolios of Problem Solving. By the materials that were collected, the resolution of six problems applied to 15 students of the 7th year were analyzed. Based in the development of the activities it was possible infer that different strategies were used, besides there was a search for previous knowledge to solve the problems and, even, it was possible to identify that teacher and student taken on new roles and consubstantially the Math class became new. This way, this work shows itself like a possibility to the teaching of exponentiation and root extraction, that can contribute to construction actively of the knowledge of the students and to the professional enhancement of others teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectMathematics (Fundamental education)pt_BR
dc.titleA resolução de problemas: uma metodologia ativa no ensino de matemática para a construção dos conteúdos de "Potenciação e radiciação" com alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeProblem Solving: an active methodology in the teaching of Mathematics for the construction of the contents of “Exponentiation and root extraction” with elementary school studentspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo utilizar a Metodologia de Ensino-Aprendizagem Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas de modo a promover uma aprendizagem ativa, proporcionando ao aluno a oportunidade de ser construtor do próprio conhecimento. Para tanto, uma série de problemas geradores foi desenvolvida com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental para a construção dos conceitos de potenciação e radiciação. Esta pesquisa apresenta caráter qualitativo, na modalidade de pesquisa pedagógica, em que a professora se fez pesquisadora, e foi desenvolvida em um colégio particular do norte paranaense. Os métodos utilizados para a coleta de dados foram: entrevistas, análise documental e observação participante. Os dados foram registrados por meio de: fotos, gravações de áudio, diário de campo da professora e os problemas geradores resolvidos pelos Grupos, que foram organizados em portfólios de Resolução de Problemas. Dos materiais coletados, analisaram-se as resoluções de seis problemas aplicados a 15 alunos do 7.° ano. Com base no desenvolvimento das atividades, foi possível inferir que diferentes estratégias foram utilizadas, também houve uma busca por conhecimentos prévios a fim de resolver os problemas e, ainda, foi possível identificar que professor e aluno assumiram novos papéis e, consubstancialmente, a aula de Matemática se tornou nova. Assim, este trabalho mostra-se como uma possibilidade para o ensino de potenciação e radiciação, a fim de contribuir para a construção do conhecimento dos alunos de forma ativa e para o aprimoramento profissional de outros professores.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6621922620255846pt_BR
dc.contributor.advisor1Justulin, Andresa Maria-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269689492704497pt_BR
dc.contributor.referee1Justulin, Andresa Maria-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269689492704497pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812pt_BR
dc.contributor.referee3Allevato, Norma Suely Gomes-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6892-606Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9614794595123496pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020.pdf5,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020_1.pdf28,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons