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Título: Educação não-formal em mídias: divulgação científica sobre nanotecnologia
Autor(es): Körbes, Clecí
Orientador(es): Invernizzi, Noela
Palavras-chave: Notícias científicas
Nanotecnologia
Educação não-formal
Mídia digital
Análise de conteúdo (Comunicação)
Comunicação na ciência
Inclusão digital
Science news
Nanotechnology
Non-formal education
Digital media
Content analysis (Communication)
Communication in science
Digital divide
Data do documento: 22-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KÖRBES, Clecí. Educação não-formal em mídias: divulgação científica sobre nanotecnologia. 2013. 319 f. Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Na última década vem sendo institucionalizadas no Brasil políticas públicas de popularização da ciência e da tecnologia. Todavia, poucos estudos têm sido realizados sobre as metodologias utilizadas e os conteúdos desenvolvidos. Nesse contexto, a tese tem como objetivo central examinar a divulgação da nanotecnologia em mídias que respondem a interesses e valores de grupos sociais diferentes, e indagar, mediante uma análise comparativa, quais são as características dos modelos de divulgação utilizados, quais são os conteúdos referenciados e quais não são abordados, e qual é sua função educativa. Utiliza-se a metodologia de análise de conteúdo, de cunho qualitativo e quantitativo, a partir dos fundamentos dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, em especial dos Latino-americanos, e da educação não-formal. Analisam-se as seções de ciência do programa de TV aberta Bom Dia Brasil e do jornal Folha de S. Paulo no período de 2008 a 2010, e uma amostra não aleatória de 20% dos programas Nanotecnologia do Avesso, programa de entrevistas em webTV, no período de 2009 a 2010. Observou-se, mediante análise comparativa, que as definições de nanotecnologia variam bastante entre os meios, dependendo de quem as produz e das circunstâncias que levam à sua promulgação e estabilização. No Bom Dia Brasil e na Folha de S. Paulo o conceito de nanotecnologia enfatiza o artefato material e explicita minimamente sua configuração social por uma rede sociotécnica, aspecto amplamente abordado no Nanotecnologia do Avesso. Todas as mídias descrevem as novas propriedades e funções da matéria em nanoescala, mas diferem na forma de fazê-lo, de acordo com os interesses dos atores relevantes representados: ora salientam o potencial de inovação que tais propriedades geram, ora novos riscos associados a elas. No Bom Dia Brasil e na Folha de S. Paulo sobressaem expectativas de que tais novas propriedades e funcionalidades redundem em benefícios, tais como produtos mais eficientes para a abertura de novos mercados, avanços na saúde e qualidade de vida e preservação do meio ambiente. Essas visões reproduzem discursos baseados em modelos lineares, como a suposta neutralidade, inexorabilidade e progresso contínuo da ciência e da tecnologia. No Nanotecnologia do Avesso é proeminente a discussão de potenciais riscos e implicações sociais, legais e éticas da nanotecnologia, e a demanda pela aplicação do princípio de precaução e regulação obrigatória. Conclui-se que a divulgação sobre nanotecnologia é um processo educativo repleto de tensões e polarizações, que transcende sua especificidade de prática simbólica e se articula com a prática produtiva e social, ora aproximando-se, ora afastando-se da perspectiva de cidadania sociotécnica, de acordo com os modelos de divulgação adotados e os grupos sociais representados nas diferentes mídias.
Abstract: Over the last decade, public policies for science and technology popularization have been institutionalized in Brazil. However, there are a limited number of studies on the methodologies used and the contents developed. In this context, the central goal of this thesis is to examine the scientific popularization on nanotechnology in different media that respond to interests and values of different social groups, and to investigate, through a comparative analysis, the characteristics of the science popularization models utilized by these media, the contents addressed and those absent, and their educative function. The methodological approach consists of a content analysis, both qualitative and quantitative, based on the Social Studies of Science and Technology, particularly the Latin American strands, and the studies on non-formal education. The thesis analyzes the Science sections of the open television program Bom Dia Brasil and the newspaper Folha de S. Paulo produced during the period 2008-2010, and a non-aleatory 20% sample of the webTV interview show Nanotecnologia do Avesso exhibited during 2009-2010. The comparative analysis showed that definitions of nanotechnology considerably vary among the media, depending on who produced them and the circumstances that led to their enunciation and stabilization. In Bom Dia Brasil and Folha de S. Paulo the concept of nanotechnology emphasizes the material artifact, providing scarce information on its socio-technical configuration, while the latter aspect is widely addressed by the program Nanotecnologia do Avesso. All the media describe the new properties and functions of the matter in the nanoscale, but differ in the way they do it, according to the interests of the relevant actors represented, some highlighting the potential for innovation that stems from such properties; other stressing the new risks they entail. Bom Dia Brasil and Folha de S. Paulo emphasize the promises and benefits of these new properties and functionalities, such as more efficient products that will open up new markets, advances in health research and quality of life, and environmental preservation. Such visions reproduce discourses based on linear models that stress the neutrality, inexorability and continuous progress of science and technology. In Nanotecnologia do Avesso is preeminent the discussion on potential risks and social, legal and ethical implications of nanotechnology, and the demand for the application of the precautionary principle and mandatory regulation. The conclusion of the thesis is that science popularization on nanotechnology is an educational process full of tensions and polarizations that transcends its specificity of symbolic practice and is articulated to the broader social and productive practice, sometimes approaching, sometimes deviating from the sociotechnical citizenship perspective, depending on the popularization models that are used and the social groups that are represented.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/491
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