Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4761
Título: Características do ambiente escolar e o nível de atividade física durante o recreio de crianças das séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Suga, Alessandra Cardozo Machado
Orientador(es): Añez, Ciro Romelio Rodriguez
Palavras-chave: Exercícios físicos para crianças
Capacidade motora em crianças
Educação física - Estudo e ensino
Brincadeiras
Aptidão física em crianças
Diversões
Excercise for children
Motor ability in children
Physical education and training - Study and teaching
Play
Physical fitness for children
Amusements
Data do documento: 3-Fev-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SUGA, Alessandra Cardozo Machado. Características do ambiente escolar e o nível de atividade física durante o recreio de crianças das séries iniciais do ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: A atividade física é um comportamento que pode ser influenciado pelas características do ambiente. O tempo livre no recreio oferece uma oportunidade para a participação das crianças em atividades físicas desenvolvendo seus padrões motores, autoconfiança para o movimento e o fortalecimento das relações sociais. As facilidades disponibilizadas pela escola podem influenciar a forma como os escolares usam o tempo do recreio. O objetivo deste estudo foi analisar quais características do ambiente escolar podem estar associadas com o nível de atividade física de crianças das séries iniciais do ensino fundamental durante o período do recreio. Caracterizase como um estudo transversal, observacional de base escolar por conglomerados. Participaram do estudo, crianças de 1º, 3º e 5º ano (n=356, 51% meninos) de 20 escolas municipais de São José dos Pinhais-PR, próximas a 10 Núcleos de Esporte e Lazer (duas de cada). As características do ambiente escolar foram avaliadas por meio da ferramenta “Auditoria na escola”. A atividade física a nível individual foi avaliada de forma objetiva por acelerometria (wGT3X-BT) utilizando os pontos de corte sugeridos por Evenson et al., (2008). Para caracterização da amostra e das características da escola utilizou-se a estatística descritiva. Para testar associação entre a atividade física individual com as características do ambiente escolar foi utilizada a regressão linear multinível considerando as características individuais (nível 1) e as características do ambiente escolar (nível 2). As análises foram realizadas nos softwares SPSS versão 23.0 e STATA versão 13.0 mantendo o nível de significância em 5%. A média de duração do recreio foi de 15 minutos e o tempo em atividades físicas foi de 10,6 (±2,4) minutos por dia. O número de estruturas funcionais em média foi de 12,0 (±6,0). Não foram observadas associações entre a atividade física de intensidade leve e moderada com as variáveis ambientais da escola. As atividades de vigorosa e de moderada à vigorosa intensidade foram associadas as variáveis ambientais: áreas para esporte e percentual do espaço disponível para a prática de atividades físicas tanto no modelo bruto quanto no modelo ajustado para as variáveis individuais. As variáveis individuais que estiveram associadas com atividade física de vigorosa intensidade foram o sexo feminino (β- 0,48 p<0,001) e o percentual de gordura (β-0,04 p=0,001). Para atividade física de moderada à vigorosa intensidade as mesmas variáveis individuais apresentaram associação significante (β-0,77 p<0,001, β-0,47 p=0,011), respectivamente. Conclui-se que as atividades físicas de vigorosa e de moderada a vigorosa intensidade estão associadas com as variáveis ambientais área para esportes e percentual de espaço disponível para a práticas de atividades físicas na escola. Estes resultados podem contribuir para justificar a ampliação e melhoria dos espaços e estruturas para a prática de atividade física das escolas.
Abstract: Physical activity is a behavior that can be influenced by several characteristics of the environment. Free time at recess offers an opportunity for children to participate in physical activities by developing their motor patterns, self-confidence for the movement, and strengthening of social relationships. The facilities made available by the school can influence the way schoolchildren use recess time. The aim of this study was to analyze which characteristics of the school environment may be associated with physical activity level of children in the initial grades of elementary school during recess period. It’s a cross-sectional, observational and school-based cluster study. Participated in the study, children of 1st, 3rd and 5th grade (n=356, 51% boys) from 20 municipal schools of São José dos Pinhais-PR, close to 10 city’s Sports and Leisure Centers (two of each). The characteristics of the school’s-built environment were assessed using the “School Audit Tool”. The individual physical activity level was objectively measured using accelerometers (wGT3X-BT), classified according to the Evenson et.al., 2008 cut-off points. For descriptive characterization of the sample and school characteristics, descriptive statistics were used. To test the association between individual physical activity with the characteristics of the school environment, the multilevel linear regression was used, considering the individual characteristics (level 1) and the school environment characteristics (level 2). Analyzes were performed using SPSS version 23.0 and STATA version 13.0 and the significance level was maintained at 5%. The average duration of recess was 15 minutes and time in physical activities was 10.6 (±2.4) minutes per day. The number of functional structures on average was 12.0 (±6.0). There no associations between light and moderate physical activity with the school’s environmental variables. The activities of vigorous and moderate to vigorous intensity were associated with environmental variables: area for sport and percentage of space of available for the practice of physical activities both in the crude model and in the model adjusted for individual variables. The individual variables that were associated with vigorous physical activity were sex (female) (β- 0,48 p<0,001) and body fat percentage (β-0,04 p=0,001). For the moderate to vigorous intensity physical activity, the same individual variables showed a significant association (β-0,77 p<0,001, β-0,47 p=0,011), respectively. It is concluded that physical activities of vigorous and moderate to vigorous intensity are associated with the environmental variables, area for sport and percentage of space available for the practice of physical activities at school. These results can contribute to justify the ampliation and improvement of the spaces and structures for the practice of physical activity in schools.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4761
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGEF_M_Suga, Alessandra Cardozo Machado_2020.pdf18,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.