Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4717
Título: Proposta de modelo para diagnóstico de declínio organizacional baseados em fundamentos de excelência
Título(s) alternativo(s): Proposed model for diagnosis of organizational decline based on excellence foundations
Autor(es): Braga, Ana Carolina
Orientador(es): Resende, Luis Mauricio Martins de
Palavras-chave: Diagnóstico - Modelos
Indicadores econômicos
Planejamento empresarial
Excelência
Satisfação do consumidor
Transporte urbano
Diagnosis - Models
Economic indicators
Business planning
Excellence
Consumer satisfaction
Urban transportation
Data do documento: 11-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BRAGA, Ana Carolina. Proposta de modelo para diagnóstico de declínio organizacional baseados em fundamentos de excelência. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um modelo para diagnóstico de Declínio Organizacional baseados em fundamentos de Excelência. Para isso, a priori foi possível construir um modelo teórico provenientes de variáveis do Declínio Organizacional e Fundamentos de Excelência permitindo a base para a problemática e propondo sua mensuração através de dois indicadores: Indicador Satisfação Organizacional e Indicador Econômico-financeiro. Após a construção do modelo teórico, fez-se necessário a aplicação do método AHP, para alocar os pesos dos fatores de influência na aplicação de dois questionários aos gestores de 15 empresas pertencentes à uma rede de transporte público. Dessa forma, após a compilação dos resultados, foi possível verificar em qual fase da Saúde Organizacional as empresas se encontravam segundo o modelo: Fase Empresas Saudáveis, Fase Inicial ou de susceptibilidade empresarial, Fase patológica pré-clínica empresarial, Fase clínica da empresa ou Fase de incapacidade residual da empresa. Com os resultados dos eixos x e y, constatou que o nível de correlação entre as variáveis de Satisfação Organizacional e Econômico-financeiro possui forte correlação. Dessa forma, observou-se que o estudo, contribui tanto cientificamente como empiricamente, pois além de ser considerado original em vista dos modelos já publicados, dispôs de um diagnóstico a qual é possível realizar uma análise estratégica individual, bem como um cenário comparativo entre as empresas da rede. Dessa forma, indústrias, empresas interessadas e a sociedade podem desfrutar de resultados satisfatórios no desenvolvimento da melhoria de Qualidade em gestão por Excelência, visto que interfere em estratégias para o aumento de fatores econômico-financeiros e na satisfação organizacional da área mensurada.
Abstract: This work aimed to develop a model for the diagnosis of Organizational Decline based on the foundations of Excellence. For this, a priori it was possible to build a theoretical model derived from variables of the Organizational Decline and Fundamentals of Excellence allowing the basis for the problem and proposing its measurement through two indicators: Organizational Satisfaction Indicator and Economic-Financial Indicator. After the construction of the theoretical model, it was necessary to apply the AHP method to allocate the influence factor weights in the application of two questionnaires to the managers of 15 companies belonging to a public transport network. Thus, after compiling the results, it was possible to verify in which phase of Organizational Health the companies were according to the model: Healthy Business Phase, Initial or susceptibility Business Phase, Business Preclinical Pathological Phase, Company Clinical Phase or Phase residual disability of the company. With the results of the x and y axes, it was found that the correlation level between the Organizational Satisfaction and Economic-financial variables has a strong correlation. Thus, it was observed that the study contributes both scientifically and empirically, because besides being considered original in view of the models already published, it had a diagnosis which is possible to perform an individual strategic analysis, as well as a comparative scenario between network companies. Thus, industries, interested companies and society can enjoy satisfactory results in the development of Quality Management improvement by Excellence, as it interferes with strategies to increase economic and financial factors and organizational satisfaction of the measured area.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4717
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
propostamodelodiagnosticodeclinio.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.