Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4625
Título: O IDEB das escolas da rede municipal de Dois Vizinhos - PR: fatores condicionantes
Autor(es): Boeno, Rosangela Maria
Orientador(es): Gisi, Maria Lourdes
Palavras-chave: Ensino - Qualidade
Avaliação educacional
Ensino - Legislação
Teaching - Quality
Education - Evaluation
Educational law and legislation
Data do documento: 23-Fev-2018
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: BOENO, Rosangela Maria. O IDEB das escolas da rede municipal de Dois Vizinhos - PR: fatores condicionantes. 2018. 323 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa investigou os condicionantes que levaram à evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, da Rede Municipal de Dois Vizinhos – PR e, buscou compreender a influência desse índice no processo ensino-aprendizagem dos alunos e, consequentemente, na qualidade do ensino público ofertado em âmbito municipal. A pesquisa buscou elucidar o seguinte problema: Como os condicionantes do IDEB interferem no processo ensino-aprendizagem dos alunos e, consequentemente, na qualidade do ensino da Rede Municipal de Dois Vizinhos – PR? Este estudo tem como base epistemológica o método do materialismo histórico dialético, considerando-se as categorias de análise: contradição, totalidade e mediação. A abordagem dos dados se deu por meio de pesquisa documental, bibliográfica e de campo. A pesquisa documental se efetivou a partir da análise das tabelas estatísticas do IDEB, das resoluções, pareceres, legislações educacionais e dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas municipais. A pesquisa bibliográfica se efetivou a partir das leituras de livros, artigos, teses e dissertações referentes às temáticas que norteiam a presente pesquisa. A pesquisa de campo realizou se mediante entrevistas realizadas com os diretores das escolas de Ensino Fundamental I (Anos Iniciais) da Rede Municipal de Ensino de Dois Vizinhos - PR, que participaram da edição do IDEB 2015 e com as Secretárias de Educação que estiveram à frente da Secretaria Municipal de Educação no período de 2007 a 2015. Também foram analisados os dados do município no que se refere às condições socioeconômicas da população e das famílias dos alunos e apresenta-se uma caracterização da Rede Municipal, envolvendo a formação dos professores, o número de alunos e de servidores. Este estudo se estrutura a partir as categorias de conteúdo: Qualidade da Educação, Gestão da Educação Básica, Avaliação da Educação Básica e Financiamento da Educação. A pesquisa mostrou que na referida Rede de Ensino o IDEB acaba se tornando o principal condicionante da qualidade do ensino, uma vez que as ações da Secretaria de Educação e das escolas estão diretamente associadas a esse índice, sendo que pelas respostas dos gestores às questões das entrevistas ficou evidente que na prática o IDEB é considerado sinônimo da qualidade do ensino. Para os gestores participantes desta pesquisa, os principais condicionantes da qualidade do ensino são: o Trabalho Docente, a Formação Docente, a Participação da Família, as Condições Socioeconômicas das Famílias e a Gestão. No que se refere especificamente ao IDEB, o macrocondicionante é o Treinamento e os demais condicionantes, em sua maioria, são os mesmos condicionantes apontados pelos gestores como condicionantes da qualidade do ensino, sendo estes: o Trabalho Docente, a Formação Docente, a Participação da Família e a Gestão. Portanto, os condicionantes do IDEB influenciam diretamente na qualidade do ensino na Rede Municipal, por meio dos treinamentos com os alunos; do ranqueamento entre as escolas; do engessamento do currículo, ao se privilegiar algumas linguagens em detrimento das demais disciplinas escolares; ao se assumir a formação como treinamento e a gestão como controle, materializando-se assim a política do Estado Mínimo por meio do consenso.
Abstract: This research investigated the conditioning factors that led to the evolution of the Basic Education Development Index (IDEB) of the Municipal Network of Dois Vizinhos - PR and sought to understand the influence of this index on the teaching-learning process of students and, consequently, on the quality of teaching public offered in the municipal scope. The research sought to elucidate the following problem: How do the conditions of the IDEB interfere in the student’s teaching-learning process and, consequently, in the quality of the teaching of the Municipal Network of Dois Vizinhos - PR. This study has as epistemological basis the method of dialectical historical materialism, considering the categories of analysis: contradiction, totality and mediation. The data was approached through documentary, bibliographic and field research. The documentary research was carried out based on the analysis of the statistical tables of the IDEB, the resolutions, opinions, educational legislation and the pedagogical political projects of the municipal schools. The bibliographic research was carried out from the reading of books, articles, theses and dissertations referring to the themes that guide the present research. The field research was conducted through interviews with the principals of the Elementary School I (Early Years) of the Municipal Network of Teaching of Dois Vizinhos - PR, who participated in the edition of the IDEB 2015 and with the Secretaries of Education who were at the front of the Municipal Department of Education from 2007 to 2015. It was also analyzed the data of the county with regard to the socioeconomic conditions of the population and the families of the students and it presents a characterization of the Municipal Network, involving the training of teachers, the number of students and public servants. This study is structured from the content categories: Quality of Education, Management of Basic Education, Evaluation of Basic Education and Financing of Education. The research showed that in the referred Teaching Network the IDEB is becoming the main conditioning factor of the quality of teaching, since the actions of the Education Department and of the schools are directly associated to this index; the schools’ managers answers show the evidence that in practice the IDEB is considered synonymous with the quality of teaching. For the managers participating in this research, the main conditioning factors of the teaching quality are Teaching Work, Teacher Training, Family Participation, Socioeconomic Conditions of Families and Management. With regard to IDEB specifically, the macro conditioning is training and the other conditioning factors; most of them are the same ones pointed out by the managers as the quality of teaching being these: Teaching Work, Teacher Training, Participation of Family and Management. Therefore, the conditioning factors of the IDEB directly influence the quality of teaching in the Municipal Network, through the trainings with the students, the rank among schools, the curriculum engrossment, by privileging some languages to the detriment of other school subjects, by assuming training as training and management as control, thereby materializing the policy of the Minimum State through consensus.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4625
Aparece nas coleções:PCS - Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PUC_PPGE_D_Boeno, Rosangela Maria_2018.pdf3,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.