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dc.creatorSippel, Juliano-
dc.date.accessioned2019-09-03T16:52:27Z-
dc.date.available2019-09-03T16:52:27Z-
dc.date.issued2019-03-22-
dc.identifier.citationSIPPEL, Juliano. Anotação digital e produção textual: o uso da DLNotes2 na construção de resumos. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4377-
dc.description.abstractIn this research we carried out a practical study of reading argumentative text mediated by a digital annotation tool, the DLNotes2, aiming a subsequent production of a text of the genre summary. Our goal was to verify if annotations made on DLNotes2 are recovered by the student in their text production, possibly indicating an aid to their writing production planning. This because we believe such annotations support the construction of the summary, for they are useful to the understanding of structural parts of the original text as it allows subsequent consultation by the student. To the effect of our research we conducted an activity with students of the first period of the course of Letters of UTFPR (campus Curitiba), held via Google Forms and DLNotes2. While using the tool, we asked participants to annotate theory, arguments and counterarguments listed by the author of an opinion article and any other aspects they judged important to their comprehension of it. On a second activity the students produced a summary of the article. We identified if the annotations helped and in fact are present on the students summaries, corroborating to our hypothesis that DLNotes2 can be used as a form of support on writing planning. It permeated our dissertation a reflection on the instrumentalization of the genre summary -for we understand, based on a theoretical revision on technology, and language, that text genre can be considered a technology that mediate our actions in the world; in addition we consider writing itself a technology -, the theoretical basis on New Literacy Studies and the digital literacy, besides a reflection on digital annotation tools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLeitura (Ensino superior)pt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectResumos - Redaçãopt_BR
dc.subjectApontamentospt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)pt_BR
dc.subjectRecursos eletrônicos de informaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectReading (Higher education)pt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectComputer literacypt_BR
dc.subjectAbstractingpt_BR
dc.subjectNote-takingpt_BR
dc.subjectContent analysis (Communication)pt_BR
dc.subjectElectronic information resourcespt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectLanguage and languagespt_BR
dc.titleAnotação digital e produção textual: o uso da DLNotes2 na construção de resumospt_BR
dc.title.alternativeDigital annotation and textual production: uses of DLNotes2 on summary constructionpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa realizamos um estudo prático de leitura de texto argumentativo mediada por uma ferramenta de anotação digital, a DLNotes2, visando à posterior produção do gênero resumo. Nosso objetivo foi verificar se as anotações produzidas na DLNotes2 são recuperadas pelo aluno na produção de seu texto, o que evidenciaria um possível auxílio ao planejamento da produção escrita. Isso porque acreditamos que tais anotações apoiam à construção do resumo, pois são úteis à compreensão das partes estruturais do texto-base por permitir posteriores visualizações. Para efetivar nossa pesquisa fizemos uma atividade com alunos do primeiro período do curso de Letras da UTFPR (campus Curitiba), realizada via Google Formulários e DLNotes2. Nessa ferramenta solicitamos aos participantes que anotassem tese, argumentos, contra-argumentos elencados pelo autor de um artigo de opinião, além de demais aspectos que julgassem importantes para o entendimento do texto. Na segunda atividade, os alunos produziram um resumo do texto. Identificamos se as anotações auxiliaram e efetivamente apareceram no resumo dos alunos, corroborando nossa hipótese de que a DLNotes2 pode ser utilizada com a função de amparo ao planejamento de escrita. Permeou nosso trabalho a reflexão sobre a instrumentalização do gênero resumo -pois compreendemos, com base na revisão teórica sobre tecnologia e linguagem, que os gêneros podem ser considerados tecnologia que medeiam nossas ações no mundo, além de considerarmos a própria escrita tecnologia -, o embasamento nos Novos Estudos de Letramento e o letramento digital além de uma reflexão sobre ferramentas de anotação digital.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3585573633965284pt_BR
dc.contributor.advisor1Bertucci, Roberlei Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670264521787554pt_BR
dc.contributor.referee1Bertucci, Roberlei Alves-
dc.contributor.referee2Santos, Alckmar Luiz dos-
dc.contributor.referee3Finau, Rossana Aparecida-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
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