Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rodrigo Tavares da-
dc.date.accessioned2019-08-14T19:25:45Z-
dc.date.available2019-08-14T19:25:45Z-
dc.date.issued2019-04-26-
dc.identifier.citationSILVA, Rodrigo Tavares da. Atividades para o estudo de integrais em um ambiente de ensino híbrido. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4331-
dc.descriptionAcompanha: Folhas de trabalho no GeoGebra em uma abordagem híbrida para o ensino de integrais.pt_BR
dc.description.abstractThe research appeared as a critical and continuous analysis for the teaching of integras, since its programs are inserted in disciplines of Higher Education in the area of exact and engineering. This work is the use of the behavior and methods of virtual integration, we seek to articulate the concepts and settings and studies in the standard of Differential and Integral Calculus in particular to the integration with a classroom of presence, and that tasks could compose an Educational Product. In the first place, a questionnaire was investigated, some information about the profile of those involved in the research, a first outline of the contact and an interest in the use of the technology to investigate a research question. : How can the use of technology contribute to the study of the integral functions of a real variable, from a perspective of a hybrid teaching perspective? Subsequently, there is no virtual environment for GeoGebra, students participate as members of a group, do not fall into the category of work tasks. And, clinical teaching guidelines were considered as interruptions in teaching, as tasks were listed in the rotation approach. They were their verification solutions, as they were classified and organized in the research, in their data and insufficient, and was also given feedback on each activity delivered, which gave an impulse with each student about their given resolutions. Three tasks are discussed in the text, as they were articulated and organized in a qualitative analysis of how the answers are. During the study and development of tasks, students were asked about their experience with the development of the activity, it was a space given in each task, where they described their first impressions, difficulties, doubts, suggestions and notes about an activity, O who yearns for results to see what risks these tasks cause in the search. Through a semi-structured interview it was possible to investigate how the students' perceptions regarding the use of GeoGebra's virtual environment for the study of integrality, which functioned as a realized approach, since an implementation of the technology in a directed way, approached the teacher's contact with students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectInternet na educaçãopt_BR
dc.subjectGeoGebra (Programa de computador)pt_BR
dc.subjectCálculo diferencialpt_BR
dc.subjectCálculo integralpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectBlended learningpt_BR
dc.subjectInternet in educationpt_BR
dc.subjectDifferential calculuspt_BR
dc.subjectCalculus integralpt_BR
dc.titleAtividades para estudo de integrais em um ambiente de ensino híbridopt_BR
dc.title.alternativeActivities for the study of integrals in a hybrid education environmenthpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa apresentamos uma reflexão e discussão quanto ao estudo de integrais, visto que seus conceitos estão inseridos em disciplinas do Ensino Superior na área de exatas e engenharias. Nesse viés, por meio da exploração de tarefas, propostas em um ambiente virtual de aprendizagem, buscamos articulá-las com os conceitos e definições estudados na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral no intuito de proporcionar integração com a sala de aula presencial, e que essas tarefas pudessem compor um Produto Educacional. Em um primeiro momento, foram investigadas, por meio de um questionário, algumas informações sobre o perfil dos estudantes envolvidos na pesquisa, visando ter um primeiro delineamento quanto ao contato e interesse deles em relação ao uso da tecnologia, Para então investigarmos a questão de pesquisa: “como o uso da tecnologia pode contribuir para o estudo da integral de funções de uma variável real, a partir de tarefas propostas em uma perspectiva de Ensino Híbrido?”. Posteriormente, no ambiente virtual do GeoGebra, os alunos participaram como integrantes de um grupo, no qual eram propostas algumas tarefas por meio de Folhas de Trabalho. E seguindo os encaminhamentos do Ensino Híbrido, considerado como ensino disruptivo, as tarefas foram elencadas numa abordagem de rotações. E elas foram analisadas quanto às respectivas soluções apresentadas, as quais foram classificadas e organizadas nessa pesquisa, em suficientes e insuficientes, e ainda, foi dado um feedback em cada atividade entregue, o que permitiu interagir com cada estudante sobre suas resoluções dadas. São discutidas no texto, três tarefas propostas, as quais foram articuladas e organizadas numa análise qualitativa quanto às respostas apresentadas. Durante a manipulação e desenvolvimento de cada uma das tarefas, os estudantes foram questionados sobre sua experiência com o desenvolvimento da atividade, foi um espaço dado em cada tarefa, onde descreveriam sobre suas primeiras impressões, dificuldades, dúvidas, sugestões e apontamentos sobre a atividade, o que nos permitiu obter dados para verificar quais os impactos que essas tarefas causaram na turma envolvida na pesquisa. Por meio de uma entrevista semiestruturada realizada foi possível investigar quais as percepções dos estudantes em relação ao uso do ambiente virtual do GeoGebra para o estudo da integral, que permitiu observar que foi positiva a abordagem realizada, pois a implementação de da tecnologia de forma direcionada, aproximou o contato do professor com alunos.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0670321122401302pt_BR
dc.contributor.advisor1Borssoi, Adriana Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1393224739848502pt_BR
dc.contributor.referee1Borssoi, Adriana Helena-
dc.contributor.referee2Siple, Ivanete Zuchi-
dc.contributor.referee3Cargnin, Claudete-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Silva, Rodrigo Tavares da_2019.pdf2,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Silva, Rodrigo Tavares da_2019_1.pdf2,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons