Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4081
Título: Memórias da escola itinerante “Maria Aparecida Rosignol Franciosi”: histórias do fazer uma outra escola no movimento dos trabalhadores rurais sem terra
Autor(es): Paião, Cintia Aparecida
Orientador(es): Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de
Palavras-chave: Movimentos sociais
Educação rural
Escolas móveis
História oral
Matemática - Estudo e ensino
Social movements
Education, Rural
Schools, Traveling
Oral history
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 21-Mar-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: PAIÃO, Cintia Aparecida. Memórias da escola itinerante “Maria Aparecida Rosignol Franciosi”: histórias do fazer uma outra escola no movimento dos trabalhadores rurais sem terra. 2019. 211 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo registrar as memórias da história da Escola Itinerante “Maria Aparecida Rosignol Franciosi”, dos tempos de acampamento dos atuais Assentamentos Eli Vive I e II, localizados no distrito de Lerroville, no município de Londrina, estado do Paraná. Para tanto, utilizou-se da História Oral como fundamentação teórica e metodológica para o registro e o trabalho com as narrativas produzidas a partir de sete entrevistas, com educadoras e educadores que trabalharam, organizaram e construíram essa escola, em seus anos de funcionamento (2009-2016). As narrativas possibilitaram contar uma história da experiência de fazer uma outra escola, qualificada pela ação política direta de sua comunidade e que se faz na e pela coletividade do povo Sem Terra, que, pensada e feita pela comunidade do Acampamento Eli Vive, foi reconhecida como necessidade para a própria continuidade e qualidade da luta pela Reforma Agrária Popular. Ainda, como fruto desta pesquisa, está a elaboração de um livro ilustrado destinado ao trabalho pedagógico nas atuais escolas dos Assentamentos Eli Vive I e II, que, ao contar a história da Escola Itinerante dos tempos de acampamento, aborda os tempos da ocupação das terras, dos diferentes lugares em que a comunidade esteve, do trabalho coletivo da comunidade ao construir e cuidar da escola, apresenta as educadoras e os educadores que trabalharam nessa escola e, que por sua prática educativa, vinculada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, fizeram dessa a história de uma outra escola.
Abstract: This research aims to record the memories of Itinerant School “Maria Aparecida Rosignol Franciosi”, from the camping times of the current Assentamentos Eli Vive I and II, located in the district of Lerroville, in the municipality of Londrina, state of Paraná. The Oral History was used as a theoretical and methodological basis for recording and working with the narratives produced from seven interviews, with educators who worked, organized and built this school in its years of operation (2009-2016). The narratives tell a history of the experience of doing another school, qualified by the direct political action of its community and done in and by the collective of the people Sem Terra, which, thought and done by the Acampamento Eli Vive community, was recognized as necessity for the very continuity and quality of the struggle for Popular Agrarian Reform. Also, as a result of this research, is the elaboration of an illustrated book destined to the pedagogical work in the current schools of the Assentamento Eli Vive I and II, which, when telling the history of the Itinerant School of the times of camping, addresses the times of the occupation of the lands, of the different places in which the community was, of the collective work of the community in constructing and taking care of the school, presents the educators who worked in this school and, through its educational practice, linked to the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra the history of another school.
Descrição: Acompanha: Memórias da escola itinerante “Maria Aparecida Rosignol Franciosi”: a escola que caminhou com a comunidade do Acampamento Eli Vive
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4081
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Paião, Cintia Aparecida_2019.pdf9,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Paião, Cintia Aparecida_2019_1.pdf39,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons