Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4036
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorConcentino, Jéssica-
dc.date.accessioned2019-04-26T18:11:21Z-
dc.date.available2019-04-26T18:11:21Z-
dc.date.issued2019-03-22-
dc.identifier.citationCONCENTINO, Jéssica. Caminhos a percorrer: desafios no processo de investigação matemática. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4036-
dc.descriptionAcompanha: Investigação matemática: orientações para o professorpt_BR
dc.description.abstractThe present study, qualitative in nature, focuses on the development of investigative activities, the teaching of math content, in the light of the pedagogical practice of Mathematical Investigation - IM - recommended in the official documents. The theoretical framework is based on the contributions of Ponte, Brocardo and Oliveira (2009), among others. The initial goal was to investigate if math teachers use this pedagogical practice in their classes and, if not, what are the impediments. For the initial collection of data was carried out interviews with 16 public school teachers in the municipality of Bandeirantes - PR that revealed little knowledge of teachers about this practice. Thus, in order to contribute to the insertion of Mathematical Investigation in the classroom, materials were prepared with investigative activities structured and with guidelines for initial development in the classroom. After the interviews and, according to previously established criteria, two teachers willing to apply these materials in order to validate your work efficiency by Mathematical Investigation. The results pointed to an effective involvement of students to be challenged to investigate possible solutions to the same question, this involvement is not expected by the investigative activity mediators, as well as revealed the fragility of the teacher in role of advisor. From the analyses we opted for making educational product, composed of guidance to the teacher about the Mathematical Investigation and structured scripts, to provide support to the teacher in the insertion of investigative activities in your classes of Mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Pesquisapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Researchpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.titleCaminhos a percorrer: desafios no processo de investigação matemáticapt_BR
dc.title.alternativePaths to go: challenges in the process of mathematical investigationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo, de natureza qualitativa, centra-se no desenvolvimento de atividades investigativas, para o ensino de conteúdos de Matemática, à luz da prática pedagógica da Investigação Matemática - IM - recomendada nos documentos oficiais. O referencial teórico assenta-se nas contribuições de Ponte, Brocardo e Oliveira (2009), entre outros. O objetivo inicial foi de investigar se professores de Matemática utilizam essa prática pedagógica em suas aulas e, se não a utilizam, quais os impedimentos. Para a coleta inicial dos dados foram realizadas entrevistas com 16 professores da Rede Pública do município de Bandeirantes - PR que revelaram pouco conhecimento dos docentes a respeito dessa prática. Desse modo, com o intuito de contribuir para a inserção da Investigação Matemática em sala de aula, foram elaborados materiais com atividades investigativas estruturadas e com orientações para desenvolvimento inicial em sala de aula. Após as entrevistas e, segundo critérios previamente estabelecidos, duas professoras dispuseram-se a aplicar os referidos materiais a fim de validar a sua eficiência no trabalho inicial com a Investigação Matemática. Os resultados apontaram para um efetivo envolvimento dos alunos ao serem desafiados a investigar possíveis soluções para uma mesma questão, envolvimento este não esperado pelos professores mediadores da atividade investigativa, bem como revelaram a fragilidade do professor no papel de orientador. A partir das análises feitas optou-se pela feitura de produto educacional, composto por orientações ao docente sobre a Investigação Matemática e roteiros estruturados que poderão servir de apoio ao professor na inserção de atividades investigativas em suas aulas de Matemática.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4314258960630746pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferruzzi, Elaine Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0067396155971520pt_BR
dc.contributor.referee1Ferruzzi, Elaine Cristina-
dc.contributor.referee2Silva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.contributor.referee3Pires, Magna Natalia Marin-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Concentino, Jéssica_2019.pdf2,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Concentino, Jéssica_2019_1.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons