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Título: Uma análise das abordagens desenvolvidas em livros didáticos sobre os conteúdos escolares “área” e “perímetro”
Título(s) alternativo(s): An analysis of the developed approaches in textbooks about the "area" and "perimeter" school contents
Autor(es): Zils, Maria Inês Ehrat
Orientador(es): Caldatto, Marlova Estela
Palavras-chave: Matemática - Ensino e estudo
Livros didáticos
Geometria plana - Estudo e ensino
Mathematics - Study and teaching
Textbooks
Geometry, Plane - Study and teaching
Data do documento: 14-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ZILS, Maria Inês Ehrat. Uma análise das abordagens desenvolvidas em livros didáticos sobre os conteúdos escolares “área” e “perímetro”. 2018. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: O livro didático desempenha um papel significativo nos processos educacionais, especialmente no Brasil, onde o uso em sala de aula é fomentado por políticas públicas de Estado, através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A importância do livro didático nos processos educacionais nos levou à presente investigação, cujo objetivo foi analisar e discutir como os conteúdos escolares Área e Perímetro são abordados pelos livros didáticos de matemática distribuídos pelo PNLD. A opção pelos conteúdos de Área e Perímetro deu-se porque o processo de construção das grandezas geométricas, geralmente é trabalhado nas escolas de forma insatisfatória, originando nos alunos algumas dificuldades em relação ao entendimento e manipulação das definições e conceitos, confusão entre definições distintas e a utilização mecânica de fórmulas. Optamos pela perspectiva metodológica qualitativa, através da análise bibliográfica. Para analisar os livros didáticos, utilizamos um conjunto de Quadros de Análise, no qual apresentamos o fichamento dos dados coletados em cada volume analisado na pesquisa. A partir da composição do Quadro de Análise do Livro Didático de cada volume analisado, foram elaboradas descrições de fragmentos (exemplos, atividades, etc.) dos conteúdos selecionados, tecendo reflexões e críticas baseadas em pesquisadores da Educação Matemática como: Gerônimo e Franco (2005), Caraça (2002), VanCleave (1994), Ponte e Serrazina (2000), Clements e Stephan (2004), Nunes (1997), Kamii e Clark (1999), Cavanagh (2008), Baltar (1996 apud BALDINI, 2004) e Chapell e Thompson (1999). A partir das análises realizadas, concluímos que o livro didático é um instrumento que pode facilitar a prática docente, mas não pode ser considerado o único material de apoio. Pois, mesmo passando por avalições do PNLD, foi possível constatar falhas que não poderiam ocorrer nas conceituações de área e perímetro, assim como em conteúdos associados ao objeto de estudo, ilustrações inadequadas e atividades limitadas que dependem da formação do professor para que os conceitos e procedimentos sejam desenvolvidos de maneira adequada, possivelmente comprometendo o ensino de Área e Perímetro.
Abstract: The textbook makes a significate roll in the educational process, especially in Brazil, where the use of this book at classroom, is promoted by state public politics, using the Didactic Book Nacional Program (DBNP). The importance of textbook in the educational programs led us to an investigation that the aim is to analyze and discuss how the scholar contents Area and Perimeter are development by mathematic textbooks distributed by DPNP (PNLD in Brazil). The Area and Perimeter contents choice was done because the geometric quantities construction process usually is developed at schools by satisfactory way, making appear, among students, some difficulties linked to understanding and manipulation of definitions and concepts, confusing between different definitions and the formula mechanic use. We optioned by the quality methodology perspective, by the bibliographic analyze. To analyze the textbooks, we use an Analyze Frames set that has the presentation of collected data list in each volume that was analyzed in the research. From the textbook Analyze Frame composition of each volume that was studied, it were formulated fragments (examples, activities) of the selected contents, making reflections and critics based in Mathematic Educational researchers as: Geronimo and Franco (2005), Caraça (2002), VanCleave (1994), Ponte and Serrazina (2000), Clements and Stephan (2004), Nunes (1997), Kamii and Clark (1999), Cavanagh (2008), Baltar (1996 apud BALDINI, 2004) and Chapell and Thompson (1999). From the material that was studies, we conclude the textbook is an instrument that can facility the teacher practice, but can´t be considered the unique support material. Because even through evaluations of DBNP, was possible to verify failures that couldn´t happen at the Area and Perimeter conceptualization, even at associated contents linked to study object, inadequate illustrations and limited exercises that depend from teacher´s knowledge to the concepts and proceedings that were development using the correct way, possibly implicating the Area and Perimeter teaching.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3866
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