Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37338
Título: Aprendizagem em espaços não formais: saída de campo e utilização de lendas como estratégias metodológicas
Título(s) alternativo(s): Learning in non-formal spaces: field trips and the use of legends as methodological strategies
Autor(es): Santos, Stephany Waldzinski dos
Orientador(es): Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
Palavras-chave: Lendas
Aprendizagem
Educação não-formal
Legends
Learning
Non-formal education
Data do documento: 10-Dez-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SANTOS, Stephany Waldzinski dos. Aprendizagem em espaços não formais: saída de campo e utilização de lendas como estratégias metodológicas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.
Resumo: A Educação Ambiental desempenha um papel fundamental para formação da cidadania. Esta pesquisa propôs explorar o uso de lendas e saída de campo como estratégias metodológicas para o ensino da Educação Ambiental, para tornar o aprendizado mais significativo, conectando teoria e prática. Os objetivos específicos deste estudo incluem contextualizar a lenda do Parque Estadual de Vila Velha (PEVV), relacionando-a a conceitos científicos e biológicos. Além disso, buscou-se desenvolver atividades interdisciplinares que integrassem a lenda aos conteúdos de Ciências, estimulando a compreensão dos estudates sobre os temas ambientais. Por fim, buscou-se avaliar a percepção dos estudantes do Ensino Fundamental II quanto à experiência de aprendizagem em um espaço não formal, destacando o impacto do contato direto com a natureza. Além disso, o uso de recursos como saída de campo e narrativas regionais, estimula a interdisciplinaridade e proporciona uma experiência de aprendizagem envolvente e contextualizada. Este estudo utiliza de um espaço não formal (Parque Estadual de Vila Velha) com a finalidade de intergrar teoria e prática. A metodologia aplicada contou com coleta de dados, observação e aplicação de uma sequência didática. Inicialmente, os estudantes e professores foram apresentados ao projeto, juntamente com a aplicação de um questionário inicial sobre o conhecimento prévio dos estudantes. Em seguida, houve aulas introdutórias sobre os temas da proposta, além da explicação das normas de visitação. A saída de campo foi estruturada em três momentos dentro do parque, permitindo a observação da flora, fauna e formações geológicas. Por fim, um questionário final avaliou a percepção dos estudantes sobre os temas envolvidos. A análise da aprendizagem foi feita com base na participação e no envolvimento dos estudantes. Como resultado, o estudo contribuiu para a contextualização dos conteúdos, demonstrando ser a saída de campo e a utilização de lenda uma estratégia significativa para aproximar os estudantes da natureza, ao unir ciência e cultura.
Abstract: Education plays a fundamental role in shaping democratic, independent, and creative citizens. Given the challenges inherent in implementing Environmental Education (EE), this research proposed exploring the use of legends and field trips as methodological strategies for EE teaching, making learning more meaningful by connecting theory and practice. The specific objectives of this study include contextualizing the legend of Vila Velha State Park (PEVV) and relating it to relevant scientific and biological concepts. Additionally, it aims to develop interdisciplinary activities integrating the legend with Science content, stimulating students' understanding of environmental topics. Finally, it seeks to assess the perception of middle school students regarding their learning experience in a non-formal educational space, highlighting the impact of direct contact with nature. Furthermore, the use of playful and cultural resources, such as field trips and regional narratives, fosters interdisciplinarity and reinforces environmental values, providing an engaging and contextualized learning experience. This study leverages non-formal spaces to facilitate Environmental Education (EE) teaching, in accordance with Law n. 9.795/1999. By integrating theory and practice, the methodology aims to stimulate critical thinking. Applied to 8th-grade students, the initiative follows the BNCC guidelines, promoting scientific literacy and strengthening students' ecological awareness. Vila Velha State Park (PEVV), located in Ponta Grossa (PR), was chosen as a non-formal educational space. This Conservation Unit (CU) protects rock formations and native ecosystems while offering great potential for EE. Within this park, the legend of Dhuí and Aracê is used to bring students closer to nature. The applied methodology involved data collection, observation, and the implementation of a didactic sequence. Initially, students and teachers were introduced to the project, along with a preliminary questionnaire to assess students' prior knowledge. Then, introductory lessons on EE, CU, and PEVV were conducted, emphasizing their environmental importance and explaining visitation rules. The field trip to PEVV was structured into three guided tours within the park, allowing students to observe flora, fauna, and geological formations. Finally, a post-visit questionnaire assessed students' perceptions of the topics covered. Learning analysis was based on students' participation and engagement. As a result, the study demonstrated that the field trip, combined with the use of legends, contributed to environmental awareness and content contextualization. Field trips and the use of legends are significant strategies to bring students closer to nature by merging science and culture, encouraging reflection on environmental preservation, and promoting meaningful learning and critical thinking. The field trip to PEVV facilitated the integration of cultural, scientific, and environmental aspects, reinforcing the importance of conservation. The thodology complemented traditional teaching, promoting interdisciplinary and contextualized learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37338
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lendassaidadecampo.pdf68,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.