Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3670
Título: Transferência de tecnologia para desenvolvimento de equipe através da teoria da liderança situacional e do feedback 360º: caso de uma equipe de acompanhamento e controle da manutenção de uma distribuidora de energia elétrica do sul do Brasil
Autor(es): Silva, Ubirajara Brum da
Orientador(es): Kovaleski, João Luiz
Palavras-chave: Transferência de tecnologia
Grupos de trabalho
Liderança
Aprendizagem organizacional
Pessoal - Treinamento
Technology transfer
Teams in the workplace
Leadership
Organizational learning
Employees - Training of
Data do documento: 11-Dez-2008
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SILVA, Ubirajara Brum da. Transferência de tecnologia para desenvolvimento de equipe através da teoria da liderança situacional e do feedback 360º: caso de uma equipe de acompanhamento e controle da manutenção de uma distribuidora de energia elétrica do sul do Brasil. 2008. 158 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2008.
Resumo: O ambiente de negócios está cada vez mais competitivo e os problemas que enfrentam cada vez mais complexos. Esse ambiente desafiador não permite que as organizações dependam apenas das estruturas hierárquicas e de algumas pessoas de desempenho máximo para manter vantagem competitiva. A utilização do conhecimento coletivo e da riqueza de perspectivas diferentes são hoje fatores de sucesso e exigem das organizações a colaboração e o trabalho em equipe em todos os seus setores. Assim, as organizações, através de um movimento consciente tem buscado como recurso estratégico adotar o trabalho em equipes que se tornam um importante veículo para mover as organizações rumo ao futuro e criar produtos e serviços de qualidade. Equipes significam um grande investimento de tempo, dinheiro e recursos. Permitir que elas fracassem ou produzam aquém do esperado acarreta um custo imenso. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar o desenvolvimento de equipe através da aplicação da teoria da Liderança Situacional e Feedback 360º. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizado o procedimento de estudo de caso com a aplicação de questionários fechados e questionários baseados na escala de Likert, para identificar o nível de maturidade dos colaboradores, o estilo dominante, a amplitude e a adaptabilidade da liderança, o estilo requerido para cada colaborador, bem como o desenvolvimento da liderança, em uma equipe de acompanhamento e controle da manutenção de distribuidora de energia elétrica, localizada no sul do Brasil. Os resultados da pesquisa apontam ser possível avaliar o desenvolvimento de uma equipe a partir da aplicação das teorias da Liderança Situacional e do Feedback 360º. As aplicações das teorias se mostram valiosas ferramentas, possibilitando um direcionamento nas ações de capacitação requeridas pela equipe, bem como direcionamento assertivo das necessidades de desenvolvimento da liderança.
Abstract: The business environment is increasingly competitive and the problems they faced increasingly complex. This challenging environment does not allow organizations to rely solely from hierarchical structures and a number of people to maintain peak performance advantage. The use of collective knowledge and wealth of different perspectives are factors to success today and require the organizations to collaboration and teamwork in all sectors. Thus, organizations, through a consciously movement sought to adopt a strategic work in teams to become an important vehicle to move the organizations into the future and create quality products and services . Teams mean a lot of investment in time, money and resources. Let them fail or produce less than expected entails a huge cost. So, the objective of this study is to identify the development team by applying the theory of situational leadership and 360º feedback. For the development of this research, it was used the procedure of case study by the application of closed questionnaires and questionnaires based on Likert scale, to identify the maturity level of employees, the dominant style, the magnitude and adaptability of leadership, the style required for each employee, as well as the development of leadership, for a team of monitoring and controlling the maintenance of electric power distributor, located in southern Brazil. The survey results indicate possibility to evaluate the development of a team from the theories of situational leadership and the 360º feedback. The applications of theories become valuable tools, enabling a trend in the stock of skills required by the team as well as assertive direction of the development needs of leadership.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3670
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Silva, Ubirajara Brum da_2008.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
4,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.