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Título: Nível de formalização na logística de suprimentos da indústria automotiva: análise do caso das montadoras
Autor(es): Guarnieri, Patrícia
Orientador(es): Hatakeyama, Kazuo
Palavras-chave: Indústria automobilística
Logística empresarial
Cultura organizacional
Administração de material
Automobile industry and trade
Business logistics
Corporate culture
Materials management
Data do documento: 1-Dez-2006
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: GUARNIERI, Patrícia. Nível de formalização na logística de suprimentos da indústria automotiva: análise do caso das montadoras. 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2006.
Resumo: Um dos maiores desafios para as empresas do segmento industrial é saber como gerenciar sua cadeia de suprimentos de forma abrangente e eficaz. O segmento automotivo pode ser considerado representativo neste sentido e merece ser destacado, pois apresenta iniciativas consideráveis no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Por isso, julgou-se relevante estudar quais são os principais fatores que impactam no abastecimento da produção das indústrias automotivas brasileiras. Para responder a esta questão realizou-se uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, através do método indutivo que, do ponto de vista da abordagem do problema, caracteriza-se como qualitativa. O procedimento técnico utilizado foi o levantamento de dados, tendo como procedimento adicional a realização de visita técnica em um dos fornecedores da indústria automotiva, visando aprofundar algumas questões pertinentes. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários de pesquisa, entrevista semi-estruturada, observação direta e análise documental. O principal objetivo da pesquisa foi verificar o nível de formalização na logística de suprimentos das montadoras da indústria automotiva brasileira. Para atender a este objetivo foi necessário verificar os conceitos e ferramentas tecnológicas utilizadas nas atividades envolvidas no processo de suprimento da produção; analisar se a visão do GCS dos fornecedores converge com a visão das montadoras e diagnosticar a existência de parcerias entre fornecedores e clientes. Percebeu-se que entre os fatores considerados na dificuldade de implantação do conceito do GCS destaca-se a incoerência na cultura das empresas pesquisadas, no que se refere às parcerias e ao intercâmbio de informações entre os membros envolvidos.
Abstract: One of the major challenges for the companies of industrial segment is to know how to manage its supply chain in an efficiently and comprehensively form. The automotive segment can be considered representative in this sense and deserves to be noticeable once it presents considerable initiatives in the supply chain management (SCM). Thus, it is prominent to study the main factors of the SCM that impacts in the supplying of Brazilian automotive industries output. In order to answer this question, it was accomplished an applied, exploratory, descriptive and qualitative research, through inductive approach. The technical procedure used to collect the data was a survey with an additional source from the technical visit to a representative supplier of the automotive industry, aiming to deepen some pertinent questions. The data collection was carried out through questionnaires, semistructured interview, direct observation and documentary analysis. The main objective of the research was to verify the level of formalization of supply logistics of the Brazilian automakers. Therefore, in order to attend this objective, it was necessary to verify the concepts and technological tools used in the activities involved in the supplying processes of the output, aiming at the resources optimization; analyze whether or not the SCM vision of the suppliers converges with the SCM vision of the automakers, and diagnose the existence of partnerships between suppliers and clients. It was verified that, among the factors considered, the difficulty of implementation of the SCM concept is detached as the incoherence in the culture of the companies researched, concerning the partnerships and the information exchanging among the involved members.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3571
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