Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3558
Título: A reforma nas universidades federais brasileiras: uma análise do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) - 2008-2012
Autor(es): Camilo, Suseli Cristiane Alves
Palavras-chave: Reforma universitária
Política pública
Ensino superior e estado
Universidades e faculdades públicas
Public policy
Higher education and State
Public universities and colleges
Data do documento: 2014
Câmpus: Londrina
Citação: CAMILO, Suseli Cristiane Alves. A reforma nas universidades federais brasileiras: uma análise do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) - 2008-2012. In: SEMANA DA HISTÓRIA: palavra e destino comum, XXXI. 2014, Assis. Anais... Assis: Universidade Estadual Paulista, 2014.
Resumo: A presente comunicação de pesquisa tem com objetivo uma análise inicial do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Este programa será estudado com uma etapa no contexto de reforma nas universidade federais brasileiras, pensada desde meados dos ano 1980 e implementada, sobretudo, ao longo dos governos FHC (1995-2002) e Lula (2003-2010). Na proposta do REUNI, a indução da inovação curricular nos cursos de graduação era o elemento invariante de maior relevância. Embora seja importante a reflexão sobre a inovação curricular para a universidade pública, nossa intenção será aqui compreender como, na prática, esse processo tem apresentado diversos graus de dificuldades para que a universidade pública federal se mantenha autônoma. Setores externos à instituição, principalmente os governos e o mercado econômico, em níveis local e global, têm cada vez mais poder na definição dos rumos da universidade. Os resultados pretendem uma compreensão do REUNI como uma política pública implementada no campos das universidades federais, entendido como um espaço de articulação entre relações sociais e suas representações numa dada historicidade, de maneira a captar a complexidade do objeto de pesquisa e contribuir com as reflexões sobre a universidade pública brasileira.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3558
Aparece nas coleções:PCS - Trabalhos publicados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
reformauniversidadesbrasileirasreuni.pdf167,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.