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Título: Um terreno de promessas: reflexões sobre alguns trajetos políticos na comunidade Portelinha (Curitiba-PR)
Título(s) alternativo(s): A land of promises: reflections on some political paths in the Portelinha community (Curitiba-PR)
Autor(es): Ferreira, Anita de Melo Leonel
Orientador(es): Deina, Wanderley José
Palavras-chave: Educação popular
Movimentos sociais - Curitiba (PR)
Periferias - Curitiba (PR)
Direito à moradia
Direito à educação
Comunidades - Organização para o desenvolvimento
Direitos humanos
Popular education
Social movements - Curitiba (Brazil)
Inner cities - Curitiba (Brazil)
Right to housing
Right to education
Community development corporations
Human rights
Data do documento: 10-Mar-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERREIRA, Anita de Melo Leonel. Um terreno de promessas: reflexões sobre alguns trajetos políticos na comunidade Portelinha (Curitiba-PR). 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Esta dissertação é fruto de uma jornada de pesquisa suscitada por questionamentos quanto à prática de trabalhos de base e de educação popular junto a movimentos populares, sobretudo de atuação comunitária. A jornada compreendeu etapas de leitura e reflexão teórica associadas à pesquisa de campo, feita na Comunidade Portelinha - uma ocupação urbana situada em Curitiba-PR que segue há 16 anos reivindicando por serviços básicos como água e energia elétrica, além da própria regularização fundiária. Foi a partir de algumas demandas da comunidade que nasceu no local o Movimento de Organização de Base no Paraná (MOB-PR), que então iniciou algumas trilhas das quais esta pesquisa se aproveitou para construir análises. Nas reflexões sobre o campo explorei os significados em torno do fogo, que foi usado para representar, através do fogo brando e do fogo bruto, fenômenos ocorridos nos caminhos trilhados. Ao fim da jornada foi possível elaborar considerações sobre as possibilidades atuais dos trabalhos de base e de educação popular incorporados nos movimentos populares (o que podem e como podem, por exemplo); algumas de suas principais tarefas considerando possíveis limitações e; por fim, contribuições significativas que estes trabalhos podem oferecer aos movimentos populares, das quais destaco: i. uma educação para a sensibilidade e auto-organização; ii. uma educação para construção de memória política e sistematização de saberes locais; e iii. uma construção coletiva de “momentos outros”. Quanto a estas contribuições, classifiquei-as como parte das tecnologias de sobrevivência e do que chamei de ciência do fogo, este saber lidar com os fogos-fenômenos em cadência contínua, a partir de uma relação composta por trabalho, resiliência e tempo.
Abstract: This dissertation is the result of a research journey triggered by questions about the practice of base work and popular education within popular movements, especially the ones based in community action. The journey included stages of theoretical reading and reflection associated with field research conducted in the Portelinha Community, an urban occupation located in Curitiba, Paraná, which has been demanding basic services such as water and electricity, as well as land regularization for 16 years. It was from some of the community's demands that the “Movimento de Organização de Base - Paraná” (MOB-PR) was built, which then began some paths that this research took advantage of to build analyses. In the reflections on the field, I explored the meanings surrounding fire, which was used to represent, through gentle and rough fire, phenomena that occurred on the paths taken. At the end of the journey, it was possible to elaborate considerations on the current possibilities of base work and popular education incorporated into popular movements (what they can and how they can, for example); also some of their main tasks considering possible limitations; and finally, significant contributions that these works can offer to popular movements, which I highlight: i. education for sensitivity and self-organization; ii. education for the construction of political memory and systematization of local knowledge; and iii. collective construction of "other moments". Regarding these contributions, I classified them as part of survival technologies and what I called the science of fire, which is the ability to deal with fire-phenomena in continuous cadence, based on a relationship composed of work, resilience, and time.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31511
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