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Título: Trilhas de aprendizagem de matemática: uma análise hermenêutica de materiais do 7º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Mathematics learning paths: a hermeneutical analysis of materials from the 7th grade of elementary school
Autor(es): Rocha, Alvaro Henrique Mateus da
Orientador(es): Gonçalez, Mirian Maria Andrade
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Livros didáticos - Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Hermenêutica
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Ensino via Web - Matemática
Aprendizagem
Teaching - Aids and devices
Textbooks - Mathematics
Mathematics - Study and teaching
Hermeneutics
COVID-19 Pandemic, 2020-
Web-based instruction - Mathematics
Learning
Data do documento: 29-Mar-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ROCHA, Alvaro Henrique Mateus da. Trilhas de aprendizagem de matemática: uma análise hermenêutica de materiais do 7º ano do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Durante o ano de 2020, o Brasil foi impactado por uma pandemia que causou o cancelamento de aulas presenciais em todos os níveis de ensino. O Ministério de Educação permitiu que as instituições de ensino dessem continuidade aos processos educacionais por meio de aulas remotas. No Estado do Paraná, além da disponibilização de aplicativos com atividades e canais exclusivos na televisão com aulas virtuais, ocorreu a elaboração e a distribuição de materiais impressos de atividades, chamados de Trilhas de Aprendizagem, retirados nas escolas pelas famílias que não tinham acesso às programações on-line ou que optaram por não aderir à modalidade remota de ensino. Com o objetivo de analisar como a Matemática foi mobilizada nas Trilhas de Aprendizagem disponibilizadas pela Secretaria deEstado da Educação e do Esporte para turmas de 7º ano do Ensino Fundamental, durante o ano de 2020, no estado do Paraná, realizou-se uma investigação respaldada no referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade (HP), proposta por John B. Thompson. Foram analisadas 33 Trilhas de Aprendizagem,a partir de três fases não lineares e concomitantes: a análise sócio-histórica; a análise formal; a interpretação-reinterpretação. A investigação possibilitou que fossem identificados aspectos contextuais, estruturais, convencionais, intencionais e referenciais da forma simbólica. As Trilhas de Aprendizagem, que foram elaboradas diante de um contexto de urgência, apresentam um padrão de estrutura, com pouco conteúdo, exemplos e exercícios. Muitos desses exemplos se referem a situações- problemas que mostram a aplicação da Matemática no cotidiano, embora não instigassem o estudante a desenvolver um olhar crítico sobre a sociedade e sobre a própria Matemática. Os materiais utilizam diferentes elementos ilustrativos, como gráficos, imagens e tabelas e alguns contêm erros conceituais ou de formatação. Os conteúdos de Matemática foram apresentados de forma segmentada e são expostosao estudante como sendo de revisão. O exercício hermenêutico desenvolvido na análise culminou na reflexão sobre as formas de se investigar materiais didáticos e naelaboração de um produto educacional: um site com informações e propostas para análise a partir da mobilização da Hermenêutica de Profundidade na Educação Matemática.
Abstract: During 2020, Brazil was impacted by a pandemic that caused the cancellation of faceto-face classes at all levels of education. The Ministry of Education allowed educational institutions to continue educational processes through remote classes. In the State of Paraná, in addition to making applications available with activities and exclusive channels on television with virtual classes, there was the elaboration and distribution of printed materials of activities, called Learning Trails, taken from schools by families who did not have access to the programming. Online or who chose not to adhere to the remote teaching modality. With the objective of analyzing how Mathematics was mobilized in the Learning Trails made available by the State Department of Education and Sport for 7th grade classes of Elementary School, during the year 2020, in the state of Paraná, an investigation was carried out supported by in the theoreticalmethodological framework of Depth Hermeneutics (HP), proposed by John B. Thompson. 33 Learning Paths were analyzed, based on three non-linear and concomitant phases: sócio-historical analysis; formal analysis; the interpretationreinterpretation. The investigation made it possible to identify contextual, structural, conventional, intentional and referential aspects of the symbolic form. The Learning Trails, which were created in an urgent context, have a standard structure, with little content, examples and exercises. Many of these examples refer to problem-situations that show the application of Mathematics in everyday life, although they do not instigate the student to develop a critical look at society and Mathematics itself. The materials use different illustrative elements such as graphs, images and tables and some contain conceptual or formatting errors. The Mathematics contents were presented in a segmented way and are exposed to the student as a review. The hermeneutic exercise developed in the analysis culminated in reflection on the ways of investigating teaching materials and in the elaboration of an educational product: a website with information and proposals for analysis based on the mobilization of Depth Hermeneutics in Mathematics Education.
Descrição: Acompanha: Trilhas de aprendizagem de matemática: uma análise hermenêutica de materiais do 7º ano do ensino fundamental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31386
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