Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31078
Título: Saberes históricos da trigonometria: importância da aula extraclasse
Título(s) alternativo(s): Historical knowledge of trigonometry: importance of the extraclass class
Autor(es): Dantas, Marco André
Orientador(es): Sturion, Leonardo
Palavras-chave: Trigonometria - Estudo e ensino
Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem ativa
Ensino - Metodologia
Trigonometry - Study and teaching
Learning strategies
Active learning
Teaching - Methodology
Data do documento: 19-Mai-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: DANTAS, Marco André. Saberes históricos da trigonometria: importância da aula extraclasse. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: A docência de trigonometria no ensino fundamental e médio, na maioria das vezes, é representada a partir de exercícios repetitivos e fórmulas, causando assim um menor aproveitamento por parte dos alunos, uma vez que estes ficam reféns de um aprendizado mecânico. A consequência disso é a incapacidade de resolução de situações problemas. Na tentativa de minimizar os impactos deste aprendizado mecânico, é comum em aulas de trigonometria a utilização de problemas que vêm com contextualizações do cotidiano. No entanto, mesmo com esta alternativa, os alunos muitas vezes não conseguem assimilar o conteúdo com a prática. Sendo assim, o presente estudo buscou observar e analisar pontos positivos em uma aula extraclasse, a qual foi denominada como “Aula de Campo”, baseada em uma experiência de ensino que abordou os conteúdos de “Semelhança de Triângulos” e “Relações trigonométricas no triângulo retângulo” em uma escola particular no Norte do Paraná, na qual o professor é um dos pesquisadores. A metodologia usada na pesquisa é de cunho descritivo com foco qualitativo. Os dados foram colhidos, com os registros dos 19 alunos do 9° ano que se separaram em 6 grupos, os quais, posteriormente apresentaram fotos e relatórios. Os resultados encontrados relataram uma observação dos prós de uma “Aula de Campo.” Buscando assim, um direcionamento para professores que tenham intuito de realizar uma aula embasada nesta metodologia.
Abstract: The teaching of trigonometry in elementary and high school, most of the time is represented from repetitive exercises and formulas, thus causing a lower performance on the part of the students, since they are hostages of a mechanical learning. The consequence of this is the inability to solve problem situations, in an attempt to minimize the impacts of this mechanical learning; it is common in trigonometry classes to use problems that come with everyday contextualization. However, even with this alternative, students are often unable to assimilate the content with practice. Therefore, the present study sought to observe and analyze positive points in an extra class, which was called "Field Class", based on a teaching experience that addressed the contents of "Similarity of Triangles" and "Trigonometric Relations in the Triangle.” Rectangle” in a private school in Northern Paraná, in which the teacher is one of the researchers. The methodology used in the research is descriptive with a qualitative focus. The data were collected, with the records of the 19 students of the 9th year who were separated into 6 groups, of which, later, they presented photos and reports. The results found reported an observation of the pros of a “Field Class.” Seeking thus, a direction for teachers who intend to carry out a class based on this methodology.
Descrição: Acompanha: Problemas do cotidiano para alunos
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31078
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sabereshistoricostrigonometriaextraclasse.pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sabereshistoricostrigonometriaextraclasse_produto.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons