Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30800
Título: Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas
Título(s) alternativo(s): Teaching numerical sequences according in the of RME: a proposal that involves realistic context and electronic spreadsheets
Autor(es): Felipes, Mateus
Orientador(es): Tavares, Marcele
Palavras-chave: Sequências (Matemática)
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Planilhas eletrônicas
Sequences (Mathematics)
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Problems, exercises, etc
Electronic spreadsheets
Data do documento: 27-Out-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: FELIPES, Mateus. Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: Esta pesquisa em seu desenvolvimento elaborou, aplicou e analisou tarefas com contextos realísticos e que utilizam planilhas eletrônicas enquanto recurso tecnológico para o processo de ensino e aprendizagem de sequências numéricas. As tarefas foram aplicadas a alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio. A pesquisa fundamenta-se nos princípios da Educação Matemática Realística, na experimentação matemática e no pensar-com-tecnologia. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho interpretativo em que se utilizou de dois ciclos de iteração da Pesquisa de Desenvolvimento (Design Research) para preparação, experiência de ensino e a análise retrospectiva. Duas das tarefas foram descritas e analisadas a partir de trechos de diálogos e produções dos alunos, evidenciando uma organização de sala de aula em que os alunos assumem o papel de protagonista e o professor assume a posição daquele que guia e orienta o processo de aprendizagem que acontece a partir do lidar com tarefas contextualizadas. As planilhas eletrônicas mostraram-se um recurso propicio para o ensino e aprendizagem em um contexto realístico de tarefas. A versão final do processo resultou em cinco tarefas matemáticas, todas trabalham com o conceito de sequência numéricas, com objetivos e conteúdos distintos.
Abstract: This research in its development elaborated, applied and analyzed tasks with realistic contexts and that use electronic spreadsheets as a technological resource for the teaching and learning process of numerical sequences. The tasks were applied to students enrolled in the 1st grade of high school. The research is based on the principles of Realistic Mathematics Education, on mathematical experimentation and on thinking-with-technology. This is a qualitative research with an interpretative nature in which two iteration cycles of the Development Research (Design Research) were used for preparation, teaching experience and retrospective analysis. Two of the tasks were described and analyzed from excerpts of dialogues and students' productions, evidencing a classroom organization in which students assume the role of protagonist and the teacher assumes the position of the one who guides and guides the learning process that happens from dealing with contextualized tasks. Electronic spreadsheets proved to be a suitable resource for teaching and learning in a realistic context of tasks. The final version of the process resulted in five mathematical tasks, all of which work with the concept of numerical sequence, with different objectives and contents.
Descrição: Acompanha: Contexto realístico e planilhas eletrônicas no ensino de sequência numérica
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30800
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
contextorealisticoplanilhaseletronicas.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
contextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons