Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3072
Título: Praxinoscópio e zootrópio: brinquedos ópticos na relação arte-ciência
Título(s) alternativo(s): Praxinoscope and zootrope: optical toys in the art-science relationship
Autor(es): Miara, Marisol Luciane
Orientador(es): Neves, Marcos Cesar Danhoni
Palavras-chave: Brinquedos educativos
Arte e ciência
Fotografia
Ilusões de óptica
Ciência - Estudo e ensino
Educational toys
Art and science
Photography
Optical illusions
Science - Study and teaching
Data do documento: 15-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MIARA, Marisol Luciane. Praxinoscópio e zootrópio: brinquedos ópticos na relação arte-ciência. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Resumo: O desenvolvimento científico foi responsável por consolidar o início da ciência moderna. A presente pesquisa procurou problematizar a necessidade de aproximar Arte e Ciência reelaborando os aparelhos ópticos Zootrópio e Praxinoscópio, desenvolvendo, assim, o conhecimento artístico e o cientifico por meio de uma atividade lúdica e interdisciplinar entre Arte e Física. Para tanto foi fundamental o princípio da percepção visual e o da ilusão óptica, utilizando-se da movimentação de quadros estáticos (frame by frame). A reconstrução destes instrumentos ancorou-se nas oficinas de um Projeto de Extensão intitulado “Técnicas de Representação da Imagem: Do Renascimento à Fotografia”, dividida em duas oficinas especificas “Zootrópio: uma arte vista entre frestas luminosas” e “Praxinoscópio: o reflexo fragmentado da animação”. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados em suas modalidades qualitativa e descritiva, tendo como fonte direta as informações mais próximas do ambiente escolar natural. Na fundamentação da pesquisa destacaram-se alguns teóricos, que abordaram fenômenos físicos presentes na vida cotidiana, como Perelman, Arnheim, Crary, Santaella, Fogliano e Lucena envolvendo as diferentes análises sobre a percepção visual e sua influência para cada observador na identificação de diferentes objetos. A narração histórica e cronológica dos primeiros inventos ópticos foram baseados em Briggs e Burgue, abordando as questões que envolvem a imagem enquanto forma de comunicação, especialmente com o advento da fotografia. A pesquisa finaliza-se com os resultados das oficinas e as observações dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Ponta Grossa.
Abstract: Scientific development was responsible for consolidating the beginning of modern science. The present research sought to problematize the need to approach Art and Science by reworking the optical devices Zootrope and Praxinoscope, thus developing artistic and scientific knowledge through a playful and interdisciplinary activity between Art and Physics. For this, the principle of visual perception and optical illusion was fundamental, using frameby-frame motion. The reconstruction of these instruments was anchored in the workshops of an Extension Project entitled "Techniques of Image Representation: From the Renaissance to Photography", divided into two specific workshops "Zootrope: an art seen between luminous cracks" and "Praxinoscope: the fragmented reflection of animation ". The data obtained in the research were analyzed in their qualitative and descriptive modalities, having as direct source the information closest to the natural school environment. Some of the theorists focused on physical phenomena present in everyday life, such as Perelman, Arnheim, Crary, Santaella, Fogliano and Lucena, involving the different analyzes on visual perception and their influence for each observer in the identification of different objects. The historical and chronological narration of early optical inventions were based on Briggs and Burgue, addressing issues involving the image as a form of communication, especially with the advent of photography. The research is finished with the results of the workshops and the observations of the students of the undergraduate degree in Natural Sciences, of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) - Ponta Grossa campus.
Descrição: Acompanha: Praxinoscópio e zootrópio: brinquedos ópticos na relação arte-ciência
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3072
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Miara, Marisol Luciane_2017.pdf6,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Miara, Marisol Luciane_2017_1.pdf11,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.