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Título: Precificação de imóveis e variáveis hedônicas: estudo de caso para imóveis residenciais na planta em Curitiba
Título(s) alternativo(s): Property pricing and hedonic variables: a case study for residential properties in the planning stage in Curitiba
Autor(es): Angelis, Leonardo Penteado Franco de
Orientador(es): Lima, Adauto José Miranda de
Palavras-chave: Bens imóveis - Preços - Curitiba (PR)
Estatística - Análise
Processo decisório
Mercado imobiliário - Preços
Real property - Prices - Curitiba (Brazil)
Statistics - Analysis
Decision making
Real estate business - Prices
Data do documento: 7-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ANGELIS, Leonardo Penteado Franco de. Precificação de imóveis e variáveis hedônicas: estudo de caso para imóveis residenciais na planta em Curitiba. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Com a evolução do mercado imobiliário e o crescente número de lançamentos faz-se necessário o aumento do entendimento a respeito da percepção de valor agregado ao imóvel por cada um dos componentes do imóvel do ponto de visto do comprador final para entregar um melhor produto e também otimizar a relação custo versos preço de venda. O presente trabalho teve o objetivo de formular uma equação de regressão com base em dados de empreendimentos na planta em Curitiba para analisar a relevância de cada variável e suas correlções parciais, isto com o auxílio de um software de inferência estatística e realizando todas as verificação definidas pela normatização aplicável buscando garantir a existência da regressão e uma melhor aderência aos dados. Analisando a equação obtidas foi possível confirmar a relevância das variáveis base do imóvel (localização, número de quartos, número de banheiros e possuir elevador) na sua composição de preços e por meio da comparação com o resultado de outros autores compreender melhor o impacto das demais variáveis hedônicas como itens da área comum dos empreendimentos.
Abstract: With the evolution of the real estate market and the growing number of launchings, it is necessary to increase the understanding of the perception of value added to the property by each of the components of the property from the final buyer’s point of view in order to deliver a better product and also to optimize the relationship cost versus sales price. The present work had the objective of formulating a regression equation based on data from enterprises in the plant in Curitiba to analyze the relevance of each variable and its partial correlations, this with the help of statistical inference software and performing all the checks defined by the applicable standardization seeking to guarantee the existence of the regression and a better adherence to the data. By analyzing the equation obtained it was possible to confirm the relevance of the basic variables of the property (location, number of bedrooms, number of bathrooms and elevator) in its price composition and through comparison with the results of other authors to better understand the impact of other hedonic variables as items of the common area of the developments.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30681
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