Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30492
Título: Diagnóstico do conhecimento em finanças pessoais dos alunos de engenharia de produção da UTFPR Câmpus Londrina
Título(s) alternativo(s): Diagnosis of personal finance knowledge of production engineering students at UTFPR Campus Londrina
Autor(es): Wakabayashi, Danilo
Orientador(es): Malassise, Regina Lúcia Sanches
Palavras-chave: Educação financeira
Finanças pessoais
Estudantes universitários
Engenharia de produção
Financial literacy
Finance, Personal
College students
Production engineering
Data do documento: 23-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: WAKABAYASHI, Danilo. Diagnóstico do conhecimento em finanças pessoais dos alunos de engenharia de produção da UTFPR Câmpus Londrina. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: Diversas pesquisas indicam que há uma ausência de instrução financeira dos brasileiros, e uma das causas é a ausência de educação e alfabetização financeira, no qual as pessoas acabam fazendo uma má gestão de suas finanças pessoais, o que consequentemente acaba afetando a qualidade de vida delas. No Ensino Superior, especificamente na Engenharia de Produção, desenvolver as habilidades de educação financeira torna-se fundamental para o desenvolvimento de competências aplicadas no cotidiano organizacional. O objetivo desta pesquisa é de verificar se as matérias obrigatórias referentes a finanças contribuem para aquisição de conhecimento financeiro dos alunos. Essa pesquisa foi realizada utilizando o método survey, que consiste na coleta e análise de dados por meio da interrogação direta, onde foi aplicado um questionário de 26 perguntas com os alunos de Engenharia de Produção. Dos resultados obtidos notou-se que o curso contribui para a aquisição de conhecimentos financeiros dos alunos, no qual os alunos dos períodos finais apresentaram taxa de acerto superior a 34% nas respostas referente ao tema de conhecimentos financeiros se comparado com os alunos dos períodos iniciais.
Abstract: Several researches indicate that there is a lack of financial education among Brazilians, and one of the causes is the lack of education and financial literacy, in which people end up mismanaging their personal finances, which consequently ends up affecting their quality of life. In Higher Education, specifically in Production Engineering, developing financial education skills becomes fundamental for the development of skills applied in organizational daily life. The objective of this research is to verify whether the mandatory matters related to finances contribute to the acquisition of financial knowledge of students. This research was carried out using the survey method, which consists of collecting and analyzing data through direct interrogation, where a 26-question questionnaire was applied to Production Engineering students. From the results obtained, it is noted that the course contributes to the acquisition of financial knowledge by students, in which students in the final periods presented a higher rate of correct answers regarding the topic of financial knowledge.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30492
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
financaspessoaisengenharia.pdf637 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons