Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3046
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Larissa Gehrinh-
dc.date.accessioned2018-03-27T14:21:16Z-
dc.date.available2018-03-27T14:21:16Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.identifier.citationBORGES, Larissa Gehrinh. Saberes matemáticos nas escolas itinerantes: complexos de estudos. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3046-
dc.descriptionAcompanha: De professor para professor: escola do campo, e agora?pt_BR
dc.description.abstractThis Masters dissertation aims to present the organization of Itinerant Schools in the state of Paraná, the proposals present in the Plano de Estudos of these schools and in particular to look the Mathematics in the Complex Method and in the portions of reality. In addition, it aims to confront this proposal with reality, seeking to verify how effective it is (or not) in Colégio Estadual Maria Aparecida Rosignol Franciosi, more specifically, in mathematics classes. For this, 12 visits were made to the school, with the aim of understanding how the teaching and learning process occurs in practice. This research has a qualitative character and has some characteristics of ethnographic field research. In it I contextualize Rural Education in Brazil and in the state of Paraná, the emergence of these Itinerant Schools, the reality of one of these schools, some contradictions involved in the whole process. I conclude by presenting the educational product of this dissertation that consists of 11 chronicles developed from the speeches of some students, situations experienced in field research and a bit of fiction. These chronicles are intended for teachers who are not from the countryside but who will teach at rural schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEscolas móveis - Paranápt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSchools, Traveling - Paranápt_BR
dc.subjectEducation, Ruralpt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleSaberes matemáticos nas escolas itinerantes: complexos de estudospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação visa apresentar a organização das escolas itinerantes do estado do Paraná, as propostas presentes no plano de estudos dessas escolas e, em especial, olhar para a disciplina de Matemática nos complexos – unidade curricular desse plano de estudos – e nas porções da realidade. Também, confrontamos essa proposta com a realidade, buscando verificar como ela se efetiva (ou não) no Colégio Estadual Maria Aparecida Rosignol Franciosi, mais especificamente, em aulas de Matemática. Para isso, foram realizadas 12 visitas ao Colégio, que se localiza a 70 quilômetros do município de Londrina. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e possui algumas características da pesquisa de campo etnográfica. Nela, contextualiza-se a Educação do Campo no Brasil e no estado do Paraná, o surgimento dessas escolas itinerantes, a realidade de uma dessas escolas, algumas contradições envolvidas em todo o processo e concluímos apresentando o produto educacional desta dissertação que se constitui em 11 crônicas, destinadas a professores que não são do campo mas que irão lecionar nessas escolas, desenvolvidas a partir das falas de alguns estudantes, situações vivenciadas na pesquisa de campo e um pouco de ficção.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7276704095712120pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7491007150992831pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de-
dc.contributor.referee2Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.referee3Mirarka, Roger-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Borges, Larissa Gehrinh_2017.pdf5,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Borges, Larissa Gehrinh_2017_1.pdf444,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons